terça-feira, 20 de outubro de 2020

Morre Spencer Davis, o 'descobridor' de Steve Winwood

Marcelo Moreira

Spencer Davis Group em 1966: Davis é o primeiro da esq. para a dir.: Steve Winwood é o terceiro (FOTO: DIVULGAÇÃO)



Generoso, afetado, cordial, mas um pouco temperamental, mas não a ponto de sentir ciúmes de um moleque talentoso de 17 anos que cantava demais.
    
O decano Spencer Davis era muito respeitado no meio musical inglês e costumava não abrir mão de suas convicções. A qualidade falava mais alto e fazer música boa, uma missão.

Davies morreu nesta segunda-feira (19), na Inglaterra, aos 81 anos, vítima de um ataque cardíaco. Injustamente conhecido apenas por revelar Steve Winwood, o tal moleque de 17 anos, o guitarrista e compositor foi um elo muito importante para a consolidação da mistura rock, soul e rhythm & blues em seu país.

De convicções fortes ao ponto de esbarrar na teimosia, Davis ignorou todos os avisos para não apostrar suas fichas no moleque Winwood, então virtuoso cantor e tecladista em busca de espaço em Londres dos anos 1960.

Ao bater os olhos, em 1965, no garoto expansivo e com voz de ouro, rouca e potente, emulando os mais importantes próceres norte-americanos negros da soul music, imediatamente o colocou no centro das atenções de seu incipiente Spencer Davis Group.

Em nenhum momento teve medo de apostar em um jovem inexperiente ou de perder espaço para o moleque. "Só tenho medo de não fazer sucesso", disse o guitarrista, então já um músico experiente e mais velho do que a maioria de seus concorrentes e contemporâneos.

Por isso é que vibrou quando sua versão de "Glad All Over", clássico norte-americano, subiu de forma consistente as paradas inglesas. E ficou extasiado quando Winwood, seu pupilo, compôs o principal do hit "Gimme Some Lovin'", sucesso absoluto dos dois lados do Oceano Atlântico.

Consciente de seu papel de band leader, mas também do talento dos músicos que o acompanhavam, fazia uma espécie de treinador de futebol talentoso de time pequeno, que via os craques que revelava voarem para o estrelato. 

Sabia que não manteria Winwood por muito tempo em sua banda, seja pelo imenso talento, seja pela personalidade forte e ambiciosa do moleque.

Dito e feito: menos de dois anos depois, o garoto de ouro agradeceu ao padrinho e decidiu voar, criando a sua própria banda, o Traffic, com outros meninos prodígio da cena inglesa. 

De forma injusta, são poucas as pessoas que associam "Gimme Some Lovin'" à banda - é uma música umbilicalmente ligada a Steve Winwood.

Com a saída de Steve e do irmão Muff, a banda murchou até interromper as atividades em 1969. Ao longo de 50 anos, Spencer Davis ressuscitou a banda algumas vezes, enquanto trabalhava como produtor musical. Até o começo do ano liderava o seu lendário grupo em apresentações esporádicas e em locais pequenos. 

Gostava de afirmar, em entrevistas, que tinha formado a sua banda após detectar o talento dos irmãos Steve e Muff Winwood se apresentando em um pub de Birmingham (Reino Unido). Winwood conta uma versão diferente, dizendo que Davis o teria convocado após insistência de Muff quando a banda já estava formada. Seja como for, Spencer Davis cravou de forma importante o seu nome na história do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário