quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Morre Ken Hensley, o tecladista que moldou o som do Uriah Heep

 Marcelo Moreira

Ken Hensley (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

Aquela banda inglesa com cinco caras feiosos poderia ter inventado o rock pesado, mas foi atropelada por Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath um ano antes. Restou seguir em frente em criar um som próprio e inconfundível. 

E isso só aconteceu com chegada de um tecladista narigudo, mas talentoso, que uniu seu timbre intenso e agressivo com a guitarra límpida e cheia de notas de outro talentoso instrumentista.

O Uriah Heep é uma daquelas bandas improváveis de tão estranhas e tão diferentes. Nunca estourou mundialmente como as bandas já citadas, mas ganhou tamanho status no underground que é impensável não ser citada por fãs e músicos de rock pesado como influência.

E foi o tec Inglaterra, aos lado de Ken Hensley que deu o impulso necessário para a banda explodir em combinação com a mágica guitarra de Mick Box e com a voz potente e melódica de David Byron.

O maestro Hensley morreu nesta quinta-feira (5), na Espanha, aos 75 anos de idade. A causa da morte não foi informada, mas um irmão,em mensagem nas redes sociais, dá a entender que ele morreu dormindo, sem especificar se sofria alguma enfermidade.

Apesar de ter o nome intimamente ligado ao Uriah Heep, teve uma carreira solo prolífica e colaborou com muitos músicos ingleses ao longo de mais de 50 anos de carreira.

Ele chegou à banda Spice em 1969. Com personalidade forte, convenceu a banda a mudar o direcionamento musical e o nome. Junto com Box, foi o mentor das canções e do conceito que a banda teria a partir do álbum "Very 'Eavy, Very 'Umble", de 1970. É autor ou coautor das principais músicas lançadas pela banda.

O grupo estava em baixa, em 1980, quando Hensley decidiu sair. Ressentido com a liderança que Mick Box exercia e do apoio que este tinha dos outros integrantes, o tecladista iniciou a sua carreira solo misturando rock progressivo e música pop, entremeados por temas conceituais.

Um de seus parceiros favoritos foi o baixista e vocalista John Wetton (Asia, King Crimson), com quem gravou CDs e DVDs de ótima qualidade. Também tocou por pouco tempo na banda de southern rock americana Blackfoot e fez algumas colaborações com John Lawton, seu companheiro de Uriah Heep no final dos anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário