sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Clemente esbanja qualidade e competência em clipe institucional da CPTM

 Marcelo Moreira

Clemente Nascimento em cena do clipe 'Sobre Trilhos' (FOTO: DIVULGAÇÃO/ARQUIVO PESSOAL)


O punk encontra a paz e a esperança. Assim podemos descrever o músico Clemente Nascimento (guitarrista dos Inocentes e Plebe Rude) no clipe institucional "Sobre Trilhos", recém-lançado com o apoio total da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), empresa do governo paulista que gerencia os trens de subúrbio da Grande São Paulo e cidades próximas.

A iniciativa da empresa é interessante porque procurou o músico para criar uma canção que falasse sobre São Paulo, sobre o transporte público de passageiros e que também transmitisse alguma esperança em tempos de pandemia.

Encontraram o músico ideal para a empreitada, já que Clemente é um paulistano que viveu muito empo na periferia e conhece a metrópole como ninguém.

Alguns podem estranhar que o ícone punk tenha aceito o trabalho institucional e feito uma canção que passa longe da fúria dos Inocentes e da contundência da Plebe Rude. É um folk rock que esbarra no rock rural com muitos violões e uma sonoridade mais acústica e leve.

Quem escutou o primeiro trabalho de seu terceiro grupo, Clemente e a Fantástica Banda Sem Nome, não se surpreendeu com o rock mais básico, baseado em canções melódicas e com letras mais reflexivas. "Antes Que Seja Tarde" é um dos bons álbuns de rock nacional lançado nos últimos anos.

"Sobre Trilhos" tem voz, guitarras e violões executados por Clemente, enquanto que baixo, teclados e bateria ficaram a cargo de Wagner Bernardes. 

O clipe, simples e direto, foi gravado nas dependências e trens da CPTM, com a participação de funcionários da empresa e familiares destes.

Em nenhum momento a empresa tentou escamotear de que se trata de um projeto institucional da empresa, que divulga a marca e passa uma imagem de competência e de empenho profissional. 

Sem dúvida, é uma competente peça publicitária baseada em uma música bem feita criada com profissionalismo e qualidade por um grande músico. 

Que isso fique sempre claro para que Clemente não seja acusado - como certamente será - de fazer apologia ao governador João Doria (PSDB).

Resta saber onde, no futuro próximo, colocaremos essa canção dentro da carreira do músico de passado punk. A qualidade e a competência sugerem que "Sobre Trilhos" não pode ficar de fora do currículo.Por outro lado, como dissociar Clemente da peça publicitária da CPTM?



Nenhum comentário:

Postar um comentário