Marcelo Moreira
Detonautas Roque Clube (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A pandemia elegeu o grande destaque do ano de 2020 no rock nacional: Detonautas Roque Clube, com larga vantagem sobre qualquer concorrente. Na verdade, a banda se sobressaiu sobre qualquer outra atração do mundo musical e do mundo pop.
Não podíamos espera outra coisa, mas mesmo assim os Detonautas e sua figura proeminente, o vocalista Tico Santa Cruz, demonstraram muita coragem e estofo para se manifestar politicamente nas redes e se engajar na realização de videoclipes e músicas altamente críticas a respeito dos tenebrosos dias que nossa não está passando.
Nenhuma outra banda ou artista de rock passou perto do engajamento e do ativismo dos Detonautas. Foram cinco músicas lançadas detonando o governo federal do nefasto Jair Bolsonaro presidente e sua sequência de abomináveis medidas e comportamentos que jogaram o Brasil na Idade Média.
Santa Cruz e a banda são ativistas em prol dos direitos humanos, direitos civis, da liberdade de expressão e da própria civilização. Frequentemente são acusados de serem "esquerdistas" e "comunistas", seja lá o que os imbecis que os xingam entendam a respeito destes conceitos. O fato é que os músicos estão na vanguarda da arte de protesto e da manifestação, em todos os sentidos.
Abusando da sátira e do sarcasmo, expuseram as entranhas do poder e da péssima política, recheada de incompetência, em canções como "Micheque" e "Político de Estimação". Irritaram os fascistas e os extremistas de todos os lados. Até os petistas mais estúpidos conseguiram entender que um dos recados também era para eles.
"O humor é uma arma poderosa em tempos de retrocesso e de massificação de opiniões. Corrói e incomoda, faz as pessoas pensarem e incita o ativismo em qualquer nível", disse Santa Cruz ao Combate Rock em 2020. "Aprendemos demais ao longo dos anos e aprendemos demais na pandemia. Se ficássemos em silêncio, diante de nosso histórico de engajamento, seria uma grave omissão."
Hoiuve temo até para uma reflexão serena na música "Carta ao Futuro, onde os Detonautas pegam pesado com Bolsonaro e suas políticas destrutivas e depredatórias, mas sempre com um uma ponta de esperança e otimismo.
Os Detonautas são os artistas do ano no rock e na música brasileira em 2020, seja pelo ativismo, seja pelo engajamento, seja pela coragem de se posicionar diante do retrocesso social e do silêncio ensurdecedor da classe artística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário