segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Nova coletânea traz raridades e reforça a importância dos primórdios do metal moderno

Marcelo Moreira




Os 40 anos da explosão do moderno heavy metal ganha um lançamento fundamental
para celebrar a data e mostrar a pelo menos duas gerações de roqueiros de onde veio a música poderosa e pesada que se tornou um símbolo da juventude depois dos anos 80.

"NWOBHM Thunder: New Wave of British Heavy Metal 1978-1986" é uma sequência excelente box set de 2018, "NWOBHM: Winds of Time", da Cherry Red Records. A sigla impronunciável até para  metal brita maioria dos ingleses é significa new wave of british heavy metal (nova onde do heavy metal britânico, em português).

Culturalmente rica e variada, a tal cena atropelou os escombros do movimento punk, que se deteriorava, e assumiu o posto de atividade rebelde por excelência com a mesma veemência, embora sem a violência que, às vezes, caracterizava a turma dos Sex Pistols e do Clash.

Entretanto, as duas cenas tinham grande relação e uma intersecção bem profunda - não é coincidência que o vocalista da banda mais emblemática, o Iron Maiden, fosse um punk que não curtia muito o heavy metal - no caso, o encrenqueiro Paul Di'Anno, que seria demitido em 1981.

Ao contrário de outras coletâneas importantes que surgiram nestes 40 anos, esta privilegia algumas bandas obscuras que não emergiram do underground, embora alguns clássicos obrigatórios estejam lá.

É o caso de Saxon, Raven e Venom, ao lado de menos conhecidos como Elixir, Cloven Hoof e Witchfynde. Tem também coisas ou pouco mais "avançadas", cronologicamente, como Battlezone, um dos projetos posteriores de Di'Anno, e o hard rock do Samson, a primeira banda de sucesso de Bruce Dickinson, que sucedeu o cantor punk no Iron Maiden em 1981.

Houe o resgate de algumas raridades, como "She’s No Angel", do Streetfighter, banda que contou com John Sykes, que faria sucesso no TRygers of Pan Tang e no Whitesnake, "Feel the Power", do Tarot, “En Cachent (Demo Version)” do power trio Shiva, assim como canções obscuras das bandas femininas Rock Goddess e Girlschool.

Outra curiosidade deste lançamento é o período de abrangência, estendendo até 1986 para abarcar uma gama maior de bandas que não necessariamente participaram do boom de bandas do movimento, geralmente compreendido entre 1980 e 1983.

Isso não ofusca, no entanto, a importância do lançamento, que relembra importantes canções da NWOBHM e resgata raridades que reforçam o caráter libertário, marginal e rebelde dos primórdios do heavy metal moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário