Marcelo Moreira
Vai estragar aquilo que é ruim, mas que é muito bom e cult. E então poderemos ter uma versão bem diferente daquele disco do Black Sabbath que é amado e odiado: "Born Again", aquele que tem a capa mais horrenda de todos os tempos, mas que também é icônica.
Em recentes entrevistas para veículos de comunicação britânicos, o guitarrista Tony Iommi, ex-Black Sabbath, afirmou que trabalha em uma caixa com os álbuns da época de Tony Martin como vocalista, que pode ter muitos bônus e, surpreendentemente, aventou a possibilidade de de remixar o disco "Born Again", o único com Ian Gillan (Deep Purple) nos vocais, lançado em 1983.
Em depoimento ao site "New.In 24", Iommi comentou que achou em seus arquivos as fitas originais do disco com Gillan com a mixagem até então definitiva e que chegou às lojas - e que desagradou a todos, mas que é amada em países como Brasil, França e Austrália.
Um disco pirata dos anos 80 chamado "Born Again Demos", todas as músicas mais a descartada "The Fallen" aparecem sem as camadas de guitarras e efeitos da gravação que chegou às lojas. Há menos peso e o baixo quase some. Essa seria uma das versões que o grupo pretenda ver no produto final.
Segundo Gillan, a mixagem final foi acompanhada em Londres pelo baixista Geezer Butler após a produção realizada pela banda e pelo engenheiro de som Robin Black.
"Tudo ficou muito estranho, abafado demais, e com sons esquisitos, que nunca soubemos de onde saíram. Bem diferente do que fizemos no estúdio e do que gostaríamos de que soasse. Não sei o que aconteceu e não gostei do álbum", disse o cantor em conversas informais com jornalistas brasileiros em 1997. Até hoje ele não se conforma de "Born Again" ser considerado um clássico e ser venerado no Brasil.
Clique aqui para ler mais sobre a história de "Born Again" dos motivos de ser venerado no Brasil.
Brasil de 1983, um disco do Sabbath, com Gillan e com essa capa?
ResponderExcluirÉ claro que viraria cult.
Lembro que em 1990/91, um vinil usado do "Born Again" era uma fortuna na Galeria do Rock"
Tive somente a oportunidade de ouvir emprestado e comprei a versão em CD anos depois.