domingo, 25 de julho de 2021

Dr. Sin recebe Edu Ardanuy no palco e reacende esperanças de uma vida com menos mágoas

 Marcelo Moreira

 

O distanciamento social provocado pela pandemia parece ter o poder de curar algumas mágoas, e isso é positivo, por mais que ainda observemos insanidades, como a volta prematura dos shows de rock com público.

Ainda achamos que é uma irresponsabilidade/temeridade promover qualquer tipo de evento ou espetáculo com púbico presencial, mas foi muito bom saber que uma das maiores bandas brasileiras de todos os tipos promoveu uma reconciliação entre seus membros.

O Dr. Sin está comemorando 30 anos de fundação e, depois de 16 meses, realizou seus primeiros shows depois da parada forçada por conta da luta contra o vírus. O trio recebeu no teatro J. Safra, em São Paulo, nas duas apresentações, o ex-guitarrista do grupo Edu Ardanuy.

O convidado especial tocou em duas canções e matou a saudade de palco e dos ex-companheiros, destilando toa sua classe e virtuosismo para ia plateia que tentou respeitar os protocolos sanitários.

Por uma decisão editorial, o Combate Rock não está divulgando shows com público presencial nem fazendo alarde a respeito dos shows que estão pipocando por aí. Somos totalmente contra a volta dos shows neste momento e entendemos que não há protocolo sanitário capaz de afastar o vírus neste momento. Abrimos essa exceção por se tratar de um fato jornalístico relevante.

O Dr. Sin surpreendeu o rock nacional quando anunciou o seu fim em 2015 meses depois do lançamento do CD "Intactus" - curiosamente, o título aludia ao fato de a banda estar a caminho dos 25 anos de carreira sem mudanças na formação.

De forma muito polida, os três músicos relataram que havia tensões internas e que a "mágica" do trio havia se perdido. A separação foi consensual e manteve certa cordialidade, embora houvesse relatos de certas mágoas entre os amigos mais próximos dos músicos.

Ardanuy decidiu resgatar, ainda que de forma esporádica, a carreira solo e montar a banda Sinistra ao lado do cantor Nando Fernandes. Andria Busic (baixo e vocais) e Ivan Busic (bateria e vocais) criaram a banda Busic com os guitarristas Zeca Salgueiro e Tiago Melo.

Em 2018, os irmãos Busic decidiram pela volta do Dr. Sin, mas com Melo como guitarrista. Segundo Andria contou ao Combate Rock à época, Edu Ardanuy foi consultado, mas não se interessou em participar do projeto. Não foram poucas as pessoas que disseram a respeito das mágoas ainda pesando relacionamento.

Ver Ardanuy de novo no palco com os Busic, mesmo que somente como convidado especial, é uma fagulha de esperança para que possamos sonhar com shows em tempos mais propícios e seguros, em que não precisemos ficar longe dos amigos e das pessoas como um todo, onde possamos nos abraçar e cantar juntos as músicas que tanto amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário