sábado, 31 de julho de 2021

Kernunna reedita álbum único com música inédita e vários extras

Marcelo Moreira



E se o pote de ouro tivesse sido encontrado em pleno sul de Minas Gerais, ao fim do arco-íris, e não na bucólica Cork, no interior da Irlanda? Um grupo de mineiros defende essa tese e e quer nos convencer que Varginha e adjacências são a segunda terra dos duendes.

Não contentes em produzir coisas belas e diferentes, como o Tuatha de Danann e o Tray of Gift, o sul mineiro também é a pátria do Kernunna, um combo de malucos que acham vivem em Dublin e que fazem um som bem bacana

Formada por integrantes do Tuatha de Danann, Cartoon e The Neverknow, em 2013 o Kernunna lançou o seu único álbum “The Seim Anew” Digipack, disco que já estava fora de catálogo, e agora está sendo relançado em edição especial. 

O som do Kernunna é uma mistura de folk e prog metal temperados com um molho celta - ou gaélico, para os iniciados. É diferente da pegada do Tuatha de Danann, que é mais tradicionalista, com sua profusão de instrumentos típicos da música irlandesa.

A nova edição do CD terá encarte com 20 páginas com músicas comentadas por Bruno Maia e Edgard Brito, fotos da época, uma música inédita (“Down on the Road Ahead”) e quatro sons remixados e a versão demo de “Dreamer”.

Bruno Maia falou sobre esse material: “Eu acredito que este álbum era a continuação natural de onde o Tuatha tinha parado no álbum ‘Trova di Danú’. Ele amplificou a carga progressiva que já dava as caras no ‘Trova’, elevando nossa musicalidade a outro nível de complexidade e sofisticação. É, com certeza, um dos melhores discos que já lancei. Tínhamos uma certa implicância com a mixagem original do disco, mas conseguimos achar os arquivos originais de algumas faixas e as remixamos, ficou muito legal.”

Sobre a música inédita, Maia afirmou que era uma "sobra" de estúdio reaproveitada pela banda Cartoon. "Resolvemos gravar ‘Down on the Road Ahead’ pois não tivemos tempo de gravar para o disco na época. Daí, como é uma música do Khadhu, o Cartoon a gravou e a imortalizou em seu ótima álbum ‘Unbeatable’. A nossa versão ficou mais hard rock, com um toque southern, talvez meio Black Label Society, o que nos agradou muito.”

O álbum está disponível gratuitamente nas plataformas digitais, e com músicas que não constam no disco físico, como a faixa “Dreamer”, remixada – além das demos de “Kernunna” e “Snark”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário