terça-feira, 6 de julho de 2021

Morre John Lawton, ex-vocalista do Uriah Heep

 Marcelo Moreira



O cantor inglês John Lawton sempre foi um músico corajoso e seguro de suas habilidades. Não se intimidou ao substituir a lenda David Byron no Uriah Heep e sempre fez questão de colocar a arte acima de outras prioridades na carreira. 

"Era uma oportunidade imperdível, por mais que o momento da banda fosse conturbado. Do ponto do vista artístico, era desafiador e estimulante", disse o cantor em entrevista a jornalistas brasileiros em São Paulo, em 2009, quando fez shows por aqui.

Elegante, divertido, culto e muito atencioso, Lawton era uma raridade no mundo do classic rock. Morreu no dia 29 de junho - mas a informação só foi confirmada nesta segunda-feira (5) - aos 74 anos de idade. A causa da morte não foi informada, mas a imprensa inglesa especula que ele tenha sido vitima um ataque cardíaco.

O jornalista Antonio Carlos Monteiro, da revista Roadie Crew, atesta como o cara era gente boa. Nas redes sociais, contou que sua banda, Jack Flash, na qual é guitarrista, abriu um dos shows de Lawton no Brasil em 2009 e o cantor tratou todo mundo muito bem. "Ele cumprimentou todos os músicos, um a um, agradecendo por participar daquele show", escreveu o jornalista.

Vocalista do Uriah Heep de 1976 a 1970, John Lawton esteve em três discos de estúdio da banda: "Firefly" (1977), "Innocent Victim" (1977) e "Fallen Angel" (1978). Em 2013, voltou ao grupo para substituir Bernie Shaw por uns dias, afastado na época por problemas de saúde.

Antes de integrar o Uriah Heep, o músico esteve nas bandas Lucifer’s Friend e Les Humphries Singers. Além disso, sempre manteve a carreira solo e atuava como apresentador de programas para a televisão.

Sobre a sua saída do Uriah Heep, ele comentou rapidamente na entrevista de 2009: "Foi um período bastante produtivo, mas a banda esticou demais a sua transição de um rock mais pesado para algo mais acessível. Estávamos tateando e buscando um caminho diferente. Eu gostei dos resultados, mas muita gente parece que não gostou, e isso influenciou os rumos. Tanto que depois que eu saí o Heep deu um tempo, Lee [Kerslake, o baterista] tocou com Ozzy Osbourne, Trevor [Bolder] teve outros projetos, outros cantores ficaram pouco tempo [referiu-se a John Slomn e Peter Goalby]... Mas eu tenho orgulho dos disos que gravei."

Um comentário:

  1. Que legal que vocês postaram algo sobre ele, um cara que devia ter tido muito mais reconhecimento. Estive neste show em SP e ele foi muito gentil, agradeço até hoje ter tido a chance de tê-lo visto cantar ao menos uma vez!

    ResponderExcluir