terça-feira, 13 de julho de 2021

Notas roqueiras: Pitty, Aquafaba, Tuuh...

Pitty (FOTO: DIVULGAÇÃO)


- Celebrando o mês mundial do rock, Pitty antecipa as comemorações com o lançamento de uma jóia rara que estava guardada em seus arquivos. A música inédita foi composta quando Pitty e Martin estavam experimentando equipamentos no estúdio novo da cantora por volta de 2010. Nessa ocasião nasceu “Tempo de Brincar”, com Pitty gravando bateria e cantando, e Martin fazendo a guitarra e o baixo. Tempos depois, junto com o produtor Rafael Ramos, abriram os arquivos e fizeram gravações complementares nas quais Pitty gravou piano e Martin acrescentou algumas guitarras. “Tempo de Brincar” ficou pronta e agora chegou o momento perfeito para ser lançada. “A música é um rock, bem 'stoner’, e a letra eu fui construindo pensando em 'Tempo de Brincar' como analogia para várias coisas. Em inglês é `to play` e isso tem várias conotações; tocar, brincar, atuar, e até brincadeiras eróticas. A música fala sobre a noite ser um tempo de brincar. ” – explica Pitty. O clipe, lançado simultaneamente à música, foi dirigido por Fabrizio Martinelli. “Nossa inspiração foi a estética grunge, bem anos 90. E aí pensei nessa ideia de gravar eu e Martin apenas, assim como foi com a música, e gente ir se dividindo entre os instrumentos e ir formando a banda. Nós adoramos os clipes dos anos 90, foram referências de audiovisual importantes para a nossa geração. Ideias simples e esteticamente interessantes” – finaliza a cantora. Veja o clipe em https://www.youtube.com/watch?v=GSiwXm0NaxQ

- A Aquafaba, banda baseada em Berlim (Alemanha), lançou o álbum autointitulado em versão digital, CD e LP, que já conta com três clipes lançados: Tesão, Coração de Leão e Burbujas, e estreia com o vídeo de Todas As Formas de Amor (assista aqui). A versão digital e as cópias no formato de CD contam com nove faixas, e uma delas não-inclusa na prensagem em vinil. Ouça aqui. A sonoridade do projeto traduz a complexidade do encontro de dois universos unidos pelo mesmo continente: América do Sul. Cristóbal Rey é chileno e Danilo Timm é brasileiro e com robustas influências regionais, eles fundaram a banda que transita em uma vasta gama rítmica, entre elas a envolvente bossa nova, o contagiante baião, a vanguarda de Berlim, chegando até aos compassos não lineares do jazz. A diversidade cultural transpassa a sonoridade e também é revelada em suas letras escritas em português, inglês e espanhol. Quanto aos temas presentes no álbum estão a proteção ambiental, empoderamento e expansão de consciência. O álbum foi co-produzido por Tomás Peralta - Blue Whale Records (Berlim), em parceria com Danilo e Cristóbal. Vale ressaltar que, além da dupla, a Aquafaba contou também com Tomás Peralta (Chile) no baixo, Yanina Lombardi (Argentina) na flauta, saxofone e backing vocals, Neus Kahlo (Espanha) no violino e backing vocals, Camila Berrio (Colômbia) na percussão e backing vocals e Pier Ciaccio (Itália) na bateria. Com apenas 8 canais, a gravação do disco foi feita toda de forma analógica.

- Conhecido entre os fãs de cultura geek no Brasil (e no Japão!), Tuuh anuncia nova fase na carreira com o single, “8 Horas”, que traz forte influência do Lo-Fi Rock. A canção segue a forte presença das guitarras encontradas no disco de estreia, "DOPPEL1", e conta com letra em português, com orientação para o pop rock e o emo. A faixa é a estreia da parceria entre o cantor e a Resso/TikTok no Brasil.
“O single é um grito para todos que sentem o silêncio cortante da existência. Fechar os olhos pra queimar em algum sonho e voltar para realidade. Eu estava ouvindo bastante Dream Theater quando produzi esse som, e foi desafiador trazer o equilíbrio de riffs violentos com uma melodia pop.”, relembra Tuuh, vocalista e compositor da faixa. A música faz parte de uma fase teatral que o artista se encontra, expandindo o universo criado no álbum "DOPPEL1", que é a experiência de um isekai (mundo alternativo, comum em animes e mangás). Por meio da música e do jogo em RPG, Tuuh conta histórias por meio de singles e lançamentos entre as personas Tuuh e Tutz, interligados desde 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário