segunda-feira, 19 de julho de 2021

Novo álbum dos Detonautas reúne singles de protesto e crítica social

Marcelo Moreira

Detonautas Roque Clu roque Clube (FOTO: DIVULGAÇÃO)



Tanto engajamento para quê? Para formar o mais contundente álbum de rock nacional dos últimos tempos, com pancadas diversas e muita crítica politica e social. Os Detonautas Rock Clube lançam nesta semana o novo disco, "Álbum Laranja".

Desde o ano passado a banda vem lançando singles que são crônicas do que acontece no Brasil. E, no dia 23 de julho, esses oito singles serão reunidos ao lado de três músicas inéditas ("Clareira", "Bandeira do Brasil" e "Carta ao futuro" versão acústica) para formar o novo disco, o sétimo disco de estúdio da banda, que conta com participações de Gabriel, o Pensador e Gigante no Mic.

O nome e a cor da capa já são provocativos por conta das notórias mentiras preferidas pelo presidente nefasto e seus asseclas, fazendo alusão ao laranjal que toma conta do governo federal em vários assuntos e áreas. Ninguém se responsabiliza por nada, nada é o que parece e as explicações para os escândalos são as mais estapafúrdias.

"Kit Gay", "Político de Estimação'', ''Mala Cheia", e "Micheque" são alguns dos nomes das canções que já dão o tom do que esperar do "Álbum Laranja".

São músicas lançadas com temas que abrangem interesses do povo brasileiro, seja com temática social ou política, como os últimos lançamentos durante o período de isolamento social.

"Carta ao Futuro" é um exemplo. Seu videoclipe é uma animação que conta, de maneira lúdica, o sentimento dos brasileiros diante do obscurantismo negacionista que tomou conta do país. 

O desastre na gestão da saúde em plena pandemia, as alegorias fascistas e as tentativas de golpear e enfraquecer a democracia são retratadas e simbolizadas por zumbis que aterrorizam Brasília, acompanhados de um forte aparato repressivo e seitas obscurantistas.

Já "Micheque" chega com tom bem humorado e faz contundente sátira sobre o episódio do envolvimento de Michelle Bolsonaro com os R$ 89 mil em cheques depositados por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama. 

Queiroz é o miliciano que estava alojado no gabinete do então deputado estadual Flavio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio Janeiro e que supostamente administrava o dinheiro de salários que os funcionários do deputado eram obrigados a devolver para a formação de um caixa paralelo. "Bandeira Brasileira", música inédita, mostra uma mistura de rock com ritmos nacionais.

Como nem tudo são trevas também há espaço para o otimismo no "Álbum Laranja". "Fica Bem" é, nas palavras de Tico Santa Cruz, o vocalista da banda, "uma música que fiz no início da quarentena. Cheguei a postar nas redes sociais uma versão violão e voz, no mesmo dia em que criei. As pessoas gostaram tanto que resolvemos gravar com a banda completa. Emociona, arrepia e faz chorar de alegria".

Lista das faixas:

1 - Micheque

2 - Kit Gay

3 - Roqueiro Reaça

4 - Mala Cheia

5 - Político de estimação

6 - Bandeira Brasileira

7 - Carta ao Futuro

8 - Racismo é Burrice

9 - Clareiras

10 - Fica Bem

11 - Carta ao Futuro (acústico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário