terça-feira, 13 de julho de 2021

O rock como expressão da cultura ocidental

Do site Brasil Escola


 

Hoje o rock não é necessariamente o estilo musical mais popular do planeta, mas, ainda assim, possui milhões de fãs por todo o mundo, e isso não é diferente no Brasil. No momento, nenhum dos grandes hits musicais em nosso país são desse estilo, mas existem milhões de fãs de rock no Brasil, e nosso país possui bandas desse estilo que são conhecidas até internacionalmente.

Esse estilo musical surgiu na passagem da década de 1940 para a década de 1950 nos Estados Unidos. O rock veio, principalmente, da influência da cultura afro-americana, que, na época, dominava o cenário musical dos Estados Unidos com o jazz e o rhythm and blues. O country and western, muito popular entre a população branca, também contribuiu para o surgimento do rock.

O rock então foi resultado dessa mistura da cultura afro-americana, manifestada no jazz e no rhythm and blues, com a cultura branca, manifestada no country and western. Seu surgimento aconteceu em um momento que a indústria cultural estava se estabelecendo, e o rock aproveitou-se bastante da divulgação que rádio e cinema fizeram dele na década de 1950.

Muitos especialistas consideram "Rocket 88", canção composta por Ike Turner e Jackie Brenston e gravada em março de 1951, como a primeira composição legitimamente rock 'n roll da história. 

Outros, no entanto, preferem não apontar um marco assim sob a alegação de que é impossível falar-se de um início claro da criação do rock porque ele não surgiu por um processo evolutivo linear.

Essa música de Ike Turner e Jackie Brenston é, ainda assim, considerada um marco por conta de sua composição musical, que possui características que permitiram os especialistas classificarem-na como uma canção de rock. 

Outra composição de grande impacto na história do rock foi Rock around the clock, composta por Bill Haley & His Comets, que se popularizou porque esteve no filme Blackboard Jungle, de 1955, conhecido no Brasil como Sementes da violência.

Outra grande questão desse período de surgimento do rock é que Elvis Presley não foi o “pai do rock”, como muitos acreditam. Esse cantor norte-americano não foi o “inventor” do rock, mas se tornou muito conhecido por ter sido um dos grandes nomes que o ajudou a popularizar-se tanto nos Estados Unidos como no mundo.

Outros cantores da década de 1950 também ficaram conhecidos como grandes nomes do surgimento do rock, e muitos deles tiveram vendas de discos superiores às de Elvis Presley no período. Cantores dessa época e que tiveram grande expressão durante o surgimento do rock foram: Fats Domino, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry etc.

Quanto ao termo rock and roll, não se sabe sua origem. Alguns sugerem que ela tem relação com o fato do rock, a princípio, ser um estilo dançante, e, por isso, a palavra rock, que significa “agitar” em inglês, teria sido usada na designação.

Outros sugerem que o termo é derivado de uma gíria entre os afro-americanos do período que a usavam com uma conotação sexual. Atualmente atribui-se a Alan Freed, um radialista norte-americano, o feito de ter usado o termo rock ‘n roll pela primeira vez. Ele fez isso em seu programa de rádio chamado Moondog Rock and Roll Party.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário