quarta-feira, 14 de julho de 2021

Paulo Coelho, contra o fascismo e perseguição, anuncia apoio ao Festival Jazz do Capão

 Marcelo Moreira

Paulo Coelho e Christina Oiticica (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER)

O bumerangue volta com uma velocidade maior e com mais violência. Dias após a escandalosa denúncia de que o governo federal persegue politicamente "adversários" na área da cultura e nega ajuda e autorização de financiamentos com base em "argumentos" religiosos e políticos, o escritor Paulo Coelho resolveu consertar as coisas e apoiar financeiramente o Festival de Jazz do Capão, na Bahia.

Os organizadores do evento entraram com pedido na Secretaria Especial de Cultura do governo federal pedindo autorização para catar recursos via Lei Rouanet. 

De forma nojenta e asquerosa, o parecer foi negativo, afirmando que o evento apoia causas "antifascistas" e que o dinheiro poderia ter destinação "política", além de passagens no texto dizendo que "criações artísticas deveriam ter finalidades nobres de exaltação ao Senhor"!!!!!!!!!!!!

Tamanho absurdo motivou a abertura de investigações sobre eventual perseguição política nas avaliações dos eventos que chegam ao governo federal por parte da Polícia Federal e da Procuradoria Geral da República.

Enquanto isso, enojado com o comportamento das autoridades da área da cultura, Paulo Coelho anunciou nas redes sociais que vai disponibilizar ao menos R$ 145 mil para bancar parte dos custos - valor que seria a captação pretendia via Lei Rouanet.

Coelho e sua mulher, Christina Oiticica, fizeram apenas uma exigência: que o festival continue apoiando as causas antifascistas e antirracistas.

Coelho é um dos artistas brasileiros mais reconhecidos e elogiados desde sempre, por mais que sua obra literária tenha sua qualidade bastante questionada, principalmente no Brasil. No entanto, vende milhões e milhões de livros, estando entre os cinco mais lidos da atualidade no mundo. Como letrista de música, foi parceiro de Raul Seixas em muitos sucessos do cantor baiano nos anos 70.

“A Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet (R$ 145 mil). Entrem em contato via DM pedindo a alguém que sigo aqui que me transmita. Única condição: que seja antifascista e pela democracia”, anunciou o casal no Twitter do escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário