quinta-feira, 22 de julho de 2021

Ron Wood confirma a 'ressurreição' dos Faces

 Marcelo Moreira

A formação clássica dos faces em 1971: da esq. para a dir., Ronnie Lane, Ron Wood, Kenney Jones, 
Ian McLagan, e Rod Stewart (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Um projeto em que as partes nunca se esforçaram de fato para que desse certo. A reunião de The Faces depois de 52 anos da fundação e 46 anos do fim da banda ocorre em um momento de profunda depressão e desinteresse por algumas iniciativas geriátricas.

Ron Wood contou ao jornal The Times que ele, o baterista Kenney Jones e o cantor Rod Stewart, três dos cinco integrantes originais, se reuniram finalmente para gravar novas músicas e, quem sabe, fazer uma turnê ao final da pandemia. Assim como os Monkees, esperaram dois membros morrerem - o tecladista Ian McLagan e o baixista Ronnie Lane - para realizar a volta.

O fato é que Stewart, o integrante que teve mais sucesso solo, nunca se interessou na reunião. Sempre arrumou desculpas para evitar o encontro, e disse isso claramente em sua autobiografia. Não é uma boa notícia.

Sem dar muitos detalhes, os três sobreviventes estão se reunindo com regularidade nesta pandemia para recuperar temas importantes da banda e compor alguma coisa nova. Não falou em datas ou prazos. Lane morreu em 1998, aos 51 anos, em decorrência de problemas relacionados à esclerose múltipla; McLagan sofreu um ataque cardíaco fatal em 2015, aos 69 anos.

The Faces surgiu dos escombros dos Small faces e primeira encarnação do Jeff Beck Group e se separou em 1975, quando Rod Stewart decidiu priorizar a sua carreira solo, que era paralela à da banda, e também porque Wood tinha se juntado, ainda que de forma provisória, aos Rolling Stones.

Ao longo das décadas, a formação clássica (Lane saiu em 1972 e foi substituído pelo japonês Tetsuo Yamauchi) se reuniu poucas vezes e sempre para eventos comemorativos ou beneficentes. A primeira, em 1986, foi durante um show de Rod Stewart no Wembley Stadium, na sua turnê de comemoração de 40 anos de idade.

Mais tarde, em 2010, alegando problemas de agenda, Stewart ficou de fora de uma turnê comemorativa. Mick Hucknall, do Simply nos vocais, e Glen Matlock, ex-Sex Pistols, no baixo. se juntaram a Jones, Wood e McLagan, em uma iniciativa lamentável e descaracterizada.

Em 2015, Wood, Stewart e Jones tocaram juntos em um evento de caridade e na festa de 70 anos de Stewart - McLagan já tinha morrido. A última aparição dos três foi em 2020, animando a conclusão do BRIT Awards com o sucesso "Stay With Me".

Nenhum comentário:

Postar um comentário