terça-feira, 20 de julho de 2021

São Paulo, finalmente, ganha o seu 'Rock in Rio'

 Marcelo Moreira

IMAGEM: REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO


E São Paulo vai ganhar o seu Rock in Rio - quase que literalmente. Com um atraso meio inexplicável, Roberto Medina, o empresário que criou o evento carioca, decidiu fazer um evento de grandes proporções na capital paulista que promete complementar/rivalizar com megashow carioca que se tornou mundial.

"The Town" (nome muito ruim) pretende reunir 100 mil pessoas por dia no autódromo de Interlagos (um lugar inapropriado) em setembro de 2023, provavelmente em três dias consecutivos em sua primeira edição. A ideia é que o evento seja realizado a cada dois anos, em anos ímpares, intercalados com o Rock in Rio (nos anos pares).

É evidente que é uma notícia a ser comemorada, ainda mais em um momento de incertezas na área de entretenimento por conta da pandemia de covid-19. 

Será uma incógnita o impacto que terá na terra do Lolloapalooza Brasil, do Monsters of Rock, do Solid Rock e de mais alguns bons festivais de porte que costumam ocorrer na paulicéia. A megalópole comporta mais uma megaevento?

A escolha do autódromo acaba sendo óbvia por um lado, mas complicada por outro. É a grande área que comporta o tamanho de um evento como esse na Grande São Paulo - amplo, espacioso e ocioso, mas capaz de receber a infraestrutura necessária. Já é a casa do Lollapalooza há alguns anos, além de outros megashows.

Por outro lado, ainda é fora de mão e carente de transporte público - a estação de trem mais próxima fica a quase dois quilômetros de distância. 

Não há metrô nas proximidades e as linhas de ônibus não dão conta de um público numeroso, como verificado em shows diversos e no grande evento do local, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Como a primeira edição deve ocorrer dentro de dois anos, muita coisa pode mudar, mas certamente o principal - a melhora da infraestrutura de transporte - não deverá mudar, já que o governo do Estado de São Paulo não prevê alterações em relação a novas linhas de metrô para a região. 

Nesta questão, não há surpresas, já que obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, quando muito, podem ficar prontas somente em 2025.

"Eu vivo o Brasil intensamente", declarou Medina no anúncio do novo evento. "Assim como o Rock in Rio, The Town nasce dessa paixão pela nossa terra, da amplificação do olhar para novas oportunidades e do desejo que a pandemia me trouxe nestes meses de enclausuramento de trazer algo inédito. Será surpreendente. Toda a concepção foi pensada a partir de uma São Paulo inspiradora e cosmopolita, além de pronta para sediar um evento desta magnitude."

Nenhum comentário:

Postar um comentário