segunda-feira, 12 de julho de 2021

São Paulo terá programação especial para a Semana do Rock

Rita Lee (FOTO: DIVULGAÇÃO)


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a Semana do Rock, que acontece até o dia 18 de julho. 

O projeto celebra o Dia do Rock, comemorado tradicionalmente no dia 13 de julho, e visa ressaltar otimismo e resiliência face à pandemia. E

ntre as atrações, estão uma homenagem à cantora Rita Lee e show de encerramento com a banda Titãs, no Theatro Municipal, além de extensa programação nas Casas de Cultura e Centros Culturais.

Fundada em 1982, o Titãs leva o espetáculo "Trio Acústico" ao Theatro Municipal, junto com Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). 

Celebrando mais de 20 anos do show "Titãs Acústico MTV", o repertório inclui os grandes clássicos da banda e canções como "Epitáfio", "Isso" e "Enquanto Houver Sol". O evento será transmitido ao vivo, dia 17, no Youtube do Theatro, encerrando as comemorações da Semana do Rock.

Entre as atrações, a Semana conta com o Mapa do Rock, espécie de cartografia musical que passará em frente a espaços consolidados da música alternativa na cidade, como o Madame Satã, a Galeria do Rock e o Ácido Plástico. Com duração de cinco dias, o evento terá, ao todo, dez apresentações na rua, duas para cada dia. 

O Mapa do Rock acontecerá num formato híbrido entre o presencial e o virtual, nas redes da Secretaria. Ao final, será produzido um vídeo com informações sobre os lugares que compõem o evento, incluindo dados, imagens históricas e narrações em off intercalando com trechos das apresentações. A parte histórica do evento foi concedida pelo escritor, jornalista e DJ Camilo Rocha.

A Semana do Rock também se expande para as artes visuais. Uma Homenagem à Rita Lee conta com a montagem de dois murais de 5x3m com técnicas de lambe-lambe e pintura - na Avenida Pompeia e no Belenzinho. 

A iniciativa inclui também produção e distribuição de lambes menores, realizados digitalmente por meio de colagens, contendo imagens da cantora em suas diversas fases e trechos icônicos de suas músicas.

Outro destaque da programação é a Projeção Rui Mendes - Preto e Branco, dia 13, na região de Pinheiros. Trata-se de uma projeção a laser com tratamento de motion projetado em parede. Este evento acontece a partir de uma parceria entre o Studio Curva e o fotógrafo e diretor de fotografia Rui Mendes, conhecido por sua atuação na iconografia de discos, tendo realizado capas de álbum para bandas como IRA! e Sepultura.

Entre os destaques da programação infantil, a Semana do Rock apresenta a Trupe Canta Elvis, espetáculo que canta as músicas do ícone do rock norte-americano Elvis Presley. Esta montagem é apresentada pelo grupo Trupe Pé de Histórias, formado por Tucci Fattore e Naya Sá, que pesquisa as intersecções entre música e teatro no universo infantil. O espetáculo será gravado em áudio e disponibilizado em totens tsuro, que serão instalados em centros culturais pela cidade.

Clique aqui para conferir a programação completa da Semana do Rock.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário