quinta-feira, 31 de agosto de 2023
As várias faces dos mundos apocalípticos invadem o bairro da Penha em setembro
O Centro Cultural Penha realiza, nos dias 16 e 17 de setembro, a 6ª Edição do Penha Geek. Desta vez o evento aborda a visão pós-apocalíptica, um dos assuntos mais fascinantes da ficção científica e de terror.
Tema sempre recorrente na literatura, HQs, cinema e jogos, o pós-apocalipse mostra um planeta em ruínas, destroçado pela tecnologia e como a irresponsabilidade, ganância e prepotência do ser humano provocaram o colapso da civilização.
Inúmeros cineastas levaram às telas produções monumentais de eventos apocalípticos e suas implicações. O pós-apocalipse pode ser causado pelo ser humano como em "O Dia depois de Amanhã" e "2012", numa revolução das máquinas, retratados em "O Exterminador do Futuro", "Blade Runner" e "Matrix".
E também em um holocausto nuclear, como em "O Livro de Eli" e "Mad Max: Estrada da Fúria" , num evento de impacto evidenciado em "V de Vingança", alienígenas cruéis como vistos em "Independence Day' ou "A 5ª Onda", ou num apocalipse zumbi epidemiológico, como em "Eu Sou a Lenda" e a série televisiva "The Walking Dead".
Esses são só alguns exemplos de como podemos chegar ao fim dos tempos. Existem muitos outros, inclusive o "Apocalipse", é o último livro da Bíblia, escrito pelo apóstolo João, por intermédio do relato de anjos.
A literatura/ficção pós-apocalíptica traz também personagens heroicos que tentam prevenir ou evitar as trágicas catástrofes. Para a edição de 2023, assim como as outras, não faltarão atividades que vão do concurso de cosplay aos bate-papos com a galera gamer, passando pelo festival de K-Pop, retrogames, mesas com muitas Hqs, swordplay, just dance, oficina de maquiagem zumbi, game show e apresentações iradas de artistas da cena musical.
Um dos destaques é a presença do filhinho do Deus Metal: Detonator. Personagem criado pelo músico/apresentador/humorista Bruno Sutter, ele fecha a programação do dia 16 com uma apresentação insana dentro da "Vacinator Tour".
No set list do vocalista constam o single "Vacinator", que de acordo com ele "retrata nosso momento e ao mesmo tempo traz um conceito lúdico de vacinar os ouvidos dos brasileiros com o melhor do Heavy Metal". Detonator não deixará de fora hits de seu primeiro disco solo, "Metal Folclore", como "Metaleiro", "Curupira", "Saci", além do clássico "Pegasus Fantasy".
Outro destaque é a oficina de Make Zumbi, afinal, vai que os mortos-vivos dominam o planeta um dia. A atividade fica por conta do Coletivo Prateleira de Quadrinhos, caprichando na maquiagem e na caracterização zumbi.
Vale a pena destacar também a presença dos roteiristas e quadrinistas Larissa Palmieri e Alex Mir, autores de obras instigantes e apocalípticas como "Rancho Corvo Dourado" e "Periferia Cyberpunk". Palmieri e Mir trocarão ideias com os fãs, falando sobre suas visões de um mundo distópico e apocalíptico.
A 6ª Edição do Penha Geek também contará com a presença da escritora paulistana Anne C. Beker. Médica por profissão e autora por paixão, Beker virá ao PG para falar de sua mais recente obra: a trilogia "Subterrâneo", cujos volumes "Ascensão" e "Revelação" estarão disponíveis ao público.
Dialogando com o tema deste ano do PG, "Subterrâneo" nos apresenta um mundo despótico numa sociedade disfuncional e oprimida. Beker diz que os jovens são atraídos pelo tema pós-apocalíptico, vide os sucessos recentes de "Jogos Vorazes" e "Divergente" e o quanto sua obra tem despertado atenção nesta parcela da população.
"A identificação dos jovens com a leitura é instantânea, pois existe na personagem central o desejo de subverter a ordem e a necessidade de pertencimento, algo muito característico nesta fase da vida", destaca a autora. Para ela, histórias como a que escreve são ideais no contexto atual, pois é fundamental aos "adolescentes consumirem a literatura que os incentivem a perceber o mundo com um mais olhar crítico", conclui.
Anne Beker é apaixonada por livros e literatura desde pequena. Iniciou escrevendo poesias e poemas, que não chegaram a ser publicados. Após muitas leituras e alguns cursos de técnica de escrita, decidiu se arriscar com algumas ideias e escreveu o primeiro livro "Revisitando o passado". Desde então, não parou mais.
Não faltarão atividades no Penha Geek 2023. Estamos à mercê dos invasores do espaço, do cataclisma e da ameaça zumbi. Enfim, o mundo já era, mas a diversão só está começando!
SERVIÇO
Penha Geek - 6ª Edição
Dias 16 e 17 de setembro
Das 10h às 20h
Grátis
Livre
Centro Cultural Penha
Largo do Rosário, 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário