Do site Roque Reverso
Morreu na quarta-feira, 30 de agosto, o guitarrista norte-americano Jack Sonni. Ele ganhou grande relevância na música ao participar do período no qual o lendário grupo Dire Straits gravou, lançou e saiu em longa turnê de divulgação o clássico álbum “Brothers in Arms”, quinto da carreira da banda.
Sonni tinha 68 anos e a causa oficial de sua morte não havia sido revelada até o fechamento deste texto.
Apesar da pequena participação na gravação de “Brothers in Arms”, a visibilidade dos clipes das músicas daquele álbum e os vários shows que o Dire Straits realizou em seu auge nos Anos 1980 fez com que Jack Sonni ficasse conhecido como “o outro guitarrista” da banda.
Isso não é pouco, quando o guitarrista principal do grupo é nada menos que Mark Knopfler, vocalista do Dire Straits e considerado um dos maiores gênios da guitarra da história da música.
Knopfler, seu irmão Davi (que participou do Dire Straits nos primeiros álbuns da banda) e Sonni se conheceram numa loja de guitarras de Manhattan, em Nova York, onde o então guitarrista menos conhecido trabalhava.
Depois de uma visita aos irmãos Knopfler já em Londres e, aproveitando a saída do guitarrista Hal Lindes, Jack Sonni se ofereceu para se juntar ao Dire Straits nas gravações de 1984 do “Brothers in Arms”, que foi lançado em 1985.
Ele participou no álbum na faixa “The Man’s Too Strong” e, na sequência, seguiu com o grupo na turnê do disco e gravou clipes que estouraram mundialmente.
É ele o guitarrista irrequieto do clipe de “Walk Of Life”. Também está nos clipes de “Money for Nothing” e “So Far Away”.
Ainda participou da apresentação que o Dire Straits realizou no Live Aid, em 1985, no Estádio de Wembley, na Inglaterra.
Após sua marcante colaboração com a banda, Sonni chegou a contribuir com outros músicos, mas nada que repetisse o sucesso com o Dire Straits.
Terminou sua carreira musical em 1988 com o nascimento de suas filhas gêmeas. Depois, foi executivo do Guitar Center e retomou seu lado músico após 2017 com o seu grupo The Leisure Class e ainda fez apresentações com ex-membros do Dire Straits no projeto Dire Straits Legacy, que nunca contou com Mark Knopfler.
O mesmo Mark Knopfler assinou o comunicado oficial do grupo nas redes sociais sobre a morte de Sonni.
“Jack era um verdadeiro entusiasta da guitarra que adorava tocar, improvisar e conversar sobre guitarras e amplificadores o dia todo. Ele se juntou a nós em turnê durante a era ‘Brothers in Arms’ e pegou a vida na estrada com a banda como um peixe na água”, escreveu Knopfler, lembrando também que conheceu o parceiro de palco na loja de guitarras. “Jack fez amigos onde quer que fosse e seus muitos amigos em todo o mundo sentirão falta dele. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário