A ideia era sacanear o Antero Greco na redação povoada de O Estado de S. Paulo e jornal da tarde. Culto e refinado, o então editor de Esportes discorria sobre todo os assuntos e era apaixonado por música brasileira, mas alguém insistia que Antero sabia nada de rock.
"No máximo, ouvia Rita Pavone quando criança", bradou um gaiato se referindo á cantora pop brega italiana dos anos 60 metida a roqueira. Sem pestanejar, Antero entoava alguns sucessos dela na sequência, em italiano fluente, outra paixão sua além do Palmeiras e da música.
Antero Greco não perdia a piada e jamais uma amizade. Era inútil sacaneá-lo, porque ele virava o jogo com alum tirada inteligente ou simplesmente entrando na brincadeira.
O que poucos sabiam era que o rock dele ia muito além de Rita Pavone. Apreciava o cantor de rock italiano Zucchero, admirado por roqueiros ingleses dos anos 70c
Gostava de Chico Buarque e Mutantes, mas sabia escutar o progressivo de bandas italianas como Premiata Forneria Marconi e Banco del Mutuo Soccorso.
Conhecia as principais músicas de Pink Floyd e Le Zeppelin, mas se derretia mesmo era pelos Beatles, que cresceu ouvindo na infância e na adolescência ao lado das tarantelas inevitáveis na casa de uma família de italianos.
Antero Greco, um excelente jornalista esportivo, morreu às vésperas de completar 70 anos em São Paulo em decorrência de um câncer no cérebro.
Os tontos que usavam Rita Pavone para zoá-lo se surpreendiam quando ele identificava o artista que tocava no som ambiente no Bar do Jhonny, do lado do Estadõ, onde a Kiss FM imperava no dial.
Como bem estacou o jornalista Alessandro Giannini, da revista Veja, contemporâneo de Estadão, o versátil e .refinado Antero Greco desfilava elegância e fina ironia também em resenhas de livros para os cadernos dde cultura.
Ele sabia de cor vários sucessos de Rita Pavone, ms foi um garoto que como muitos amava os Beatles e um pouco os Rollin Stones. Talvez não apreciasse o peso de Lacuna Coil e o pastiche pop do Maneskin os maiores nomes do rock italiano de hoje, mas com certeza entenderia suas propostas e seus significados.
Antero era um intelectual bem de acordo com o seu tempo e surfava no rock e na música com a mesma competência e elegância que desfilava no esporte. Sentiremos saudades de ouvir as suas versões de Rita Pavone nas redações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário