quarta-feira, 12 de junho de 2024

Celso Salim resgata a essência do blues tradicional com Darreul Carriere

O decano dos guitarristas de blues basileiros nos Estados Unidos faz história com o seu primeiro álbum lançado por lá em muito anos. O brasileiense Celso Salim uniu forças com o cantor e gaitista Darrey Carriere e está divulgando "About Time", que reúne temas que remontam ao blues eletrificado mis tradicional.

Estilista do isnstrumno, Salim tem longa carreira e é reconhecido como um nomes mais importantes do gênero no Brasil, em uma longa lista que vai de veteranos como André Christóvam , Edu7 Gomes e Nuno Mindelus a músicos mais jovens coo Igor Prado, Arthur Menezes, Eriic Assmar, Duca Belontani e Rodrigo Mantovani (exte, baixista da Nick Moss Band, de Chicago).

CElso Salim já tinha passagens pelos Estados Unidos noomeço do século e costuma afirmar que tal iniciativa foi fundamental para aprmorar seu estilo mais limpo e elegante

A decisão de se radica na Califórnia em 2014 acabou por abrir as portas aos brasileiros para um circuito traicional de bues nos Estados Ujidos em que o gênero convive muito bem com o rock, com a country musice o folk. Entre suas quaidades, sua técnica no dobro, o violão com corpo de aço, é elogiada pelos americanos. 

"About Time", conta com 10 faixas autorais e foi produzido pelo contrabaixista Mike Hightower e pelo próprio Salim. Experiente e versátil, o guitarrista brasileiro fugiu as armadilhas e apostou em tma universais e que cativam o pýblco americano, com a "bem-humorada "Make You Mine".

O tom das cançõs é altamente positivo, destacando a vida com boas coisas, como efstas e os relacionamentos românticos mais simples, mas tudo embalado com arranjos de bom gosto e soos inspirados, como em "Sweet Thimg" e "Here With You". 

A gaira de Carriere é um show à parte. Sem exageros, faz um ontraponto ideal à guitarra de Celso Salim aostando em fraseados curtos e solos econômicos. Os dois sabem bem abrir espaço umpara ouro, como em "In Your Arms" e na frenética "get Along" 

A elegância do riffs de Salim continua encantando e remete aos tempos em que gravou iscos ótimos no Brasil ao lado do baixista Rodrigo Mantovani.

Salim e Carriere se conheceram em 1998, durante a primeira passagem de Celso pelos Estados Unidos, onde juntos formaram a banda Green Lizards, que se apresentava frequentemente na cena de Los Angeles. Foi o inicio de uma produtiva parceria musical.

O gaitista participou em vários discos de Salim, como "Lucky Boy", de 2001 ,e os dois excursionaram pelo Brasil em 2004 e, mais recentemente, em 2022. 

Também conhecido por seus trabalhos com Ari Borger Quartet, Sérgio Duarte e o duo acústico Salim & Mantovani, Celso Salim tem uma longa carreira solo com swis discos lançados. Ele excurcionou com Larry McCray, se apresentou com Magic Slim e abriu os shows de B.B. King, Canned Heat, Deep Purple, John Hammond e Joe Bonamassa. 

Também é um instrumentista premiado. Ganhou os prêmios Independent Music Awards (5x), Prêmio Profissionais da Música 2018 e terceiro lugar no International Blues Challenge 2019, oferecido pela renomada Blues Foundation.

Nascido em Santa Monica, Califórnia, o cantor e gaitista Darryl Carriere recebeu o premio Lee Oskar como melhor gaitista do International Blues Challenge 2019 em Memphis e, recentemente, participou do 2nd Harp Fest ao lado dos gaitistas Mitch Kashmar e RJ Micho. 

Darryl comecou a tocar gaita aos 12 anos seguindo os passos de seu amigo de escola Lester Butler, o reverenciado gaitista da banda Red Devils. 

Na adolescência, ele já se apresentava profissionalmente na cena Californiana e tocou com diversos artistas incluindo Corey Stevens, Preston Smith e Robbie Krieger (The Doors). Darryl é também conhecido por seu trabalho com o renomado baterista e produtor Gary Mallaber (Van Morrison, Steve Miller Band).


Nenhum comentário:

Postar um comentário