sexta-feira, 12 de julho de 2024

Arquivos da BBC revelam o melhor dos Yardbirds

A maior escola de guitarristas, mas também uma das bandas mais subestimadas do rock, The Yardbirds era uma força imensa de qualidade, quase na mesma proporção em que gerava e atraía confusão.. Durou pouco e teve um fim melancólico, mar deu origem ao Led Zeppelin. Não é pouca coisa. 

Para celebrar os 50 anos de suas primeiras aparições na emissora de rádio inglesa BBC e também a entrada de Jeff Beck, o espólio da banda e a própria emissora estão lançando uma caixa com quatro CDs mostrando em 90 faixas os melhores momentos da banda nos estúdios e também em shows transmitidos pelo rádio.

"The Ultimate Live at the BBC" traz 28 canções inéditas, entre versões diferentes ou simplesmente jam sessions, entre outras raridades, tudo com qualidade de som restaurada e melhorada, totalmente remasterizada.

São três iscos com material da época de Jeff Beck na guitarra solo com os Yardbirds, enquanto o quarto disco documenta o período em que Jimmy Page ocupou o cargo de guitarra solo.

Nos últimos 25 anos, houve várias edições de material da banda registrado ou exibido pela BBC, a maioria editado pela pela Repertoire Records, mas 30 das faixas incluídas aqui não foram ouvidas desde a transmissão, e quase todas as outras faixas representam uma grande atualização na qualidade de som.

A curadoria da compilação é de Ashley Wood, que trabalhou como um arqueólogo "escavando" os arquivos da emissora e resgatando preciosidades como versões para "Train Kept a Rollin', que serviu de base para"Stroll On", canção que entrou na trilha sonora do filme "Blow Up", de Michelanglo Antionioni.  - com a rara cena que registra Jeff Beck e Jimmy Page tocando juntos.

Wood também recuperou a gênese dde materiais que mais tarde estariam shows e discos do Led |Zeppelin, como "White Summer" e "Dazed And Confused"

Uma verdadeira academia

Essencialmente uma banda de blues, os Yardbirds foram formados por garotos que não saíam dos clubes de jazz de Londres e arredores. Keith relf (vocais), Chris Dreja (guitarra), Paul Samwell-Smith (baixo) e Jim McCarthy (bateria) se conheceram nas apresentações de lendas como Alexis Korner e Cyril Dvies e decidiram provar que tinham estofo para ecarar as jams sessions.

Já como Yardbirds, com cerca de 20 anos de idade, chamaram a atenção logo nos primeiros shows em 1962, principalmente pela performance insana de Relf e pelo geniozinho da guitarra solo, um moleque de de16 anos chamado Anthony "Top" Topham. 

No começo de 1963 já rivalizavam com outra band jovem de blues, os Rolling Stones, e perceberam que Topham não aguentaria o tranco da vida artística. Não hesitaram em trocar o adolescente pelo instrumentista mais falado dos clubes, um tal de Eric Clapton, que tinha só 18 anos, mas era um virtuose.

Com o novo guitarrista, a banda substituiu os Stones no Crawdaddy Club como artista resistente e passou a acompanhar bluesmen americanos que iam tocar sem banda no Reino Unido. São famosas as gravações com Sonny Boy Williamson ao vivo, que viriam a compor pate do primeiro LP dos Yardbirds ainda em 1964.

O objetivo, no entanto, er se tornar uma banda pop, o que desagradou Clapton. No começo de 1965, ante de completar dis anos no cargo, o guitarrista solo decidiu sair depois de gravar "For Your Lov", canção pop de Graham Gouldman. Foi um sucesso, mas nem assim Clapton quis ficar. Cçapton se dizia um purista do blues e foi tocar com a banda John Mayall, os Bluesbreakers.

Na emergência, convidaram um amigo para substituir o guitarrista solo. Jimmy Page já era um estro como músico de estúdio aos 21 anos, e ganhava muito bem sem precisar subir no aplco. Como também era amigo de Clapton, não quis ferir suscetibilidades: indicou outro amigo, Jeff Beck, da banda Tridents, que tinha 21 anos.

Foi a grande fase da banda, que durou de março de 1965 a novembro de 1966. Com Beck na guitarra solo, Os Yardbirds se tornaram uma banda de respeito, ainda que faltasse o sucesso tremendo de Beatles, Rolling Stones e Kinks - e em breve também seriam ultrapassados por The Who;

São desse período clássicos como "Heart Full of Soul", "Shapes of Things", "Evil Hearted You"e "Too Much Monkey Business". 

Em meados de 1966 Samwell-Smith briga com todo mundo e decide sair para ser produtor muscial. Dessa vez Jimmy Page, farto de ficar enclausurado em estúdio, aceita o convite para ser baixista. Pouco mais de um mês depoi, convence Chris Dreja a trocar de instrumento e a banda passa ter dois gênios nas guitarras. 

O mundo ideal, n entanto, durou pouco. Beck estava insatisfeito com os rumos da banda e com a concorrência interna com o amigo Page. Já ensaiava uma carreira solo e decidiu abandonar uma turnê americana no fim de 1966 bem no meio. Estava fora,

Aos poucos Jimmy Page foi tomando conta de tudo, ao mesmo tempo em que os outros músicos se desinteressavam por conta da falta de sucesso comercial. 

Tocavam muito, principalmente nos Estados Unidos, graças so novo empresário, o truculento Peter Grant, mas a banda só lançou um álbum no período entre 1966 e 1968, o psicodélico "Little Games". A decadência chegou forte, mas Page se recusava a enxergar.

No final de fevereiro de 1968, depois de mais uma turnê americana, a banda se desfez quando voltou a Londres. Page e Grant tinham ainda shows a cumprir, mas estavam sem banda. Sem cancelamentos, tudo foi adiado até que novos músicos foram arregimentados.

Mesmo com poucos ensaios, o que veio a ser o New Yardbirds fez 12 shows no segundo semestre de 1968. Livre do passado, Page e Grant rebatizaram a banda como Led Zeppelin relembrando uma frase do baterista Keith Moon (1946-1978), do Who, e iniciaram a conquista do mundo ao lado de Robert Plant (vocais), John Paul Jones *baixo e teclados) e John Bonham (bateria, 1946-1980).

D 1:


“Saturday Club” – March 16th, 1965:
1. I’m Not Talking
2. Berry’s Boogie
3. My Girl Sloopy
4. For Your Love
“Top Gear” – March 22th, 1965:
5. Someone To Love Me
6. I Ain’t Got You
7. Interview: Keith Relf talks about the band’s background
8. TOTP LP Intros “For Your Love”
9. For Your Love
10. I’m Not Talking (full version)
11. Steeled Blues
12. I’m Not Talking (edited)
“Saturday Swings” – April, 9th 1965:
13. Too Much Monkey Business
14. Hush-a-bye
15. I’m A Man
16. Runaround / Bottle Up And Go
17. Spoonful
“Saturday Swings” – June 1st, 1965:
18. I Wish You Would
19. Steeled Blues
20. Interview: Paul Samwell-Smith talks about recording and US tour
21. Interview: Keith Relf requests and Jeff’s 21st birthday
22. Heart Full Of Soul
23. Respectable

CD 2:
“Saturday Swings” – June 4th, 1965:
1. Pretty Girl
2. Steeled Blues
3. I’m Not Talking
4. I Ain’t Done Wrong
5. Louise
“The Ken Dodd Show” – June 9th, 1965:
6. Heart Full Of Soul
“Top Gear” – June 21st, 1965:
7. I Ain’t Done Wrong
8. I’ve Been Trying
9. Heart Full Of Soul
10. Berry’s Boogie
11. I Ain’t Done Wrong
“Easy Beat” – July 3rd, 1965
12. Heart Full Of Soul
“Saturday Swings” – August 5th, 1965:
13. Love Me Like I Love You
“You Really Got Me…” – August, 6th 1965:
14. Wish You Would
15. For Your Love
16. Interview: Keith Relf talks about touring and recording
17. Love Me Like I Love You
18. I’m a Man
19. Too Much Monkey Business
20. Heart Full Of Soul
21. I’m A Man (edited)
“Saturday Club” – September 27th, 1965:
22. Hang On Sloopy
23. Evil Hearted You
24. Interview: Paul Samwell-Smith talks about the “Still I’m Sad” single
25. The Stumble
26. Still I’m Sad
27. The Train Kept A Rollin’

CD 3:
“This Must Be The Place” – October 8th,1965
1. Evil Hearted You
“Easy Beat” – October 9th, 1965:
2. Evil Hearted You
“Sound Of Boxing Day” – November 16th, 1965:
3. The Train Kept A Rollin’
4. Interview: The Yardbirds give their New Year’s resolutions
5. You’re A Better Man Than I
6. Smokestack Lightning (full version)
7. Smokestack Lightning (edited)
“Saturday Club” – February, 28th 1966:
8. You’re A Better Man Than I
9. Interview: Keith Relf on US tour
10. Shapes Of Things
11. I’ve Been Trying
12. Dust My Blues (full version)
13. Dust My Blues (edited)
“Easy Beat” – March 12th, 1966:
14. You’re A Better Man Than I
15. Shapes Of Things
“Saturday Swings” – May 6th, 1966:
16. Jeff’s Boogie
17. The Sun Is Shining (full version)
18. Interview: Keith Relf talks about his solo single
19. Over, Under, Sideways, Down
20. Scratch My Back
21. Shapes Of Things
22. The Sun Is Shining (edited)
“Pop Profile” – June 6th, 1966:
23. Paul Samwell-Smith Interview
“Easy Beat” – June 11th, 1966:
24. Rack My Mind
25. Over, Under, Sideways, Down
“Top Of The Pops” – October 19th, 1966:
26. Happenings Ten Years Time Ago

CD 4:
“Saturday Club” – April 4th, 1967:
1. Most Likely You’ll Go Your Way (And I’ll Go Mine)
2. My Baby
3. Interview: Keith Relf Talks About Touring and Their ‘Little Games’ Single
4. Little Games
5. Drinking Muddy Water
“Saturday Club” – March 5th, 1968:
6. Think About It
“Saturday Club” – March 5th, 1968:
7. Interview: Jimmy Page talks about touring #1
8. Interview: Jimmy Page talks about touring #2
9. Goodnight Sweet Josephine
10. My Baby
“Top Gear” – March 6th, 1968:
11. Think About It
12. Goodnight Sweet Josephine
13. White Summer
14. Dazed And Confused




Nenhum comentário:

Postar um comentário