sábado, 27 de julho de 2024

Fabio Golfetti, um estilista da guitarra inteligente no Brasil

 O som é diferente, contagiante, exasperante. É colorido e viajante. Tem texturas surpreendentes. “Era assim que se fazia música lá nos anos 80?”, perguntou uma jovem curiosa ao tomar contato com o som característico do Violeta de Outono, que tocou de graça na zona leste de São Paulo em julho de 2022.

O som surpreendeu até mesmo roqueiros mais velhos que pouco ou nada conheciam do trio, que voltou com a formação original há algum tempo – foi difícil conciliar a agenda do guitarrista e vocalista Fabio Golfetti, que também toca na banda anglo-francesa Gong – é o praticamente o líder desde q morte do cantor fundador Daevid Allen, em 2015.

Golfetti é um dos músicos mais fascinantes do rock brasileiro. Dizer que é um estilista da guitarra é muito óbvio. 

Ele é muito mais do que isso, ao ponto de ser reverenciado no Brasil e no exterior. Tímido e modesto, é sempre um prazer ouvi-lo narrar como constrói os sons etéreos em sua guitarra e como faz para equilibrar a vida na ponte aérea São Paulo-Londres em meio às extensas turnês internacionais do Gong.

Ainda não conseguimos a palavra de Fabio Golfetti no programa de web rádio Combate Rock, mas todos podem se deliciar com os 75 minutos de entrevista que eleconcedeu ao Alt Cast, videocast exibido no Youtube e comandado pelo jornalista Mauricio Gaia, integrante do Combate Rock, e pelo músico José Antonio Algodoal, da banda Pin Ups.

O guitarrista do Violeta de Outono deu uma aula de sobrevivência no mundo artístico underground valorizando a integridade musical e a ousadia aliada à criatividade. É a prova de que o rock está bem vivo em outras camadas da sociedade.

Clique abaixo e assista ao episódio de "Ait Cast" com Fabio Golffetti:

https://www.youtube.com/watch?v=aT8z_X6lphA


Nenhum comentário:

Postar um comentário