A grande maioria dos músicos profissionais brasileiros - e do mundo - geralmente se divide em outras atividades para ajudar no orçamento ou mesmo manter o sonho vivo de fazer arte.
É uma situação bem complicada e impacta diretamente na vida das pessoas e dos empreendimentos. A banda Malvada, que está em ascensão desde 2020, viu sua vocalista original deixar o grupo em um momento crucial, no auge do reconhecimento.
Entre os motivos da saída, Angel Sberse disse em uma entrevista que a agenda pesada da banda estava interferindo em sua ocupação principal, a de um cargo importante em uma multinacional da área da agronegócio.
Formada em administração de empresas há 20 anos, ela disse sem meias palavras: era o emprego na empresa que a mantinha e a sustentava, sendo uma mulher solteira e sem família rica.
Fizemos aqui uma rápida compilação de artistas que também de destacam - ou se destacaram - em atividades paralelas, sendo principais ou não na vida destes roqueiro.
- Juh Leidl - Cantora versátil que íntegra a banda Freesome, de Campinas (SP), é uma das mais requisitadas artistas plástica do meio musical brasileiro, sendo responsável pelas capas de CDs, DVDs e LPs, além de camisetas, de dezenas de bandas.
- Gabby Vessoni - Cantora paulistana radicada no Rio de Janeiro, ganhou fama à frente da banda Fleesh, de rock progressivo, que faz versões muito particulares de grandes clássicos do rock e do prog, além de ter lançado dois CDs autorais. Também é uma inspirada e criativa videomaker, assinando a direção de diversos videoclipes e curtas-metragens.
- Marcello Pompeu - Cantor dos mais conhecidos dentro do heavy metal nacional, é o líder da banda Korzus, que comemora mais de 40 anos de estrada. Ao lado do parceiro de banda Heros Trench, engatou uma bem-sucedida carreira de produtor musical, assinando a produção de diversos CDs de bandas brasileiras.
- Thiago Bianchi - Mais um músico que extrapola os palcos e vai para a produção. Bianchi é vocalista da banda Noturnall e comanda o estúdio Fusão, em São Paulo, onde cuidou da produção de dezenas de CDs de artistas de vários estilos.
- Angel Sberse - A ex-vocalista da banda Malvada diminuiu o ritmo nos palcos, mas admite abraçar diversos projetos musicais ainda neste ano enquanto se divide com as funções de gerente comercial de uma área de vendas em uma multinacional da área do agronegócio.
- Andria Busic - Baixista e vocalista do Dr. Sin há anos é um dos mais procurados produtores musicais, comandando o próprio estúdio e assinando vários trabalhos musicais premiados.
- Ricardo Ravache - Baixista do Centúrias se divide há muitos anos entre os palcos, estúdios e as mesas de controle no mercado de investimentos financeiros. É considerado um dos principais especialistas nesta área em São Paulo.
- Dino Linardi - Cantor de hard rock e que liderou o Golpe de Estado por alguns anos também é um criativo luthier e construtor de baterias, em especial as de acrílico transparentes.
- José "Mao" Rodrigues Júnior - O vocalista dos Garotos Podres comemora 40 anos de carreira com a sua banda, mas sua atividade principal é ainda a de professor universitário de história, função que exerce desde os anos 80. Mesmo assim, nunca deixou de ser punk.
- Nina Pará - A baterista da banda ;Ronaldo e os Impedidos e ex-Kavla dividiu o palco por algum tempo com um escritório de advocacia. Viveu por anos correndo de tribunal e tribunal assumir apenas e em tempo integral o rock and roll.
- Valter Mendes Júnior - O ex-guitarrista do Angant e do Código 13 nunca deixou de exercer a advocacia em paralelo ao rock. Atualmente aperfeiçoa a técnica de violão clássico no ABC pauista.
- Fábio e Sandro Silva - Os irmãos guitarristas que levam o Kavla adiante sempre se dividiram entre o rock e a empresa bem-sucedida de informática e soluções digitais de alto nível.
- Tony Bellotto - Guitarrista dos Titãs também é conhecido como romancista com seus cinco livros com o personagem Bellini, um detetive particular.
- Paulo Miklos - O ex-vocalista dos Titãs é um dos raros músicos brasileiros que se deram bem como atores de cinema e TV. Continua com sua carreira solo entrando na MPB e, de vez em quando, voltando ao rock.
- Clemente Nascimento e João Gordo - Respectivamente vocalistas de Inocentes e Ratos de Porão, há anos mantém carreiras sólidas como apresentadores de TV e programs de vídeo variados. Transformaram-se em referências no setor.
- Felipe Machado - Publicitário de formação, o guitarrista do Viper entrou no jornalismo no fim dos anos 90 trabalhando empresas como O Estado de S. Paulo e revista IstoÉ.
- Indira Castillo - A nova cantora da banda Malvada tem um passado como maquiadora profissional, área em que era considerada uma profissional das mais criativas.
- Wanderlei Perna - Baixista da banda de metal Genocídio também é reconhecido como um artista plástico e gráfico renomado, além de videomaker.
- Tiago Claro - O guitarrista do Seventh Seal reativou a banda, que está á beira dos 30 anos, mas é um competente empresário de bandas e agenciador de shows (booking), tendo como clientes como as bandas malvada, Viper e Golpe de Estado.
- Heleno Vale - Baterista criador do projeto Soulspell, qu é contemporâneo do alemão Avantasia, também é professor de tecnologia e consultor da área.
- Junior Carelli - O tecladista que foi integrante do Shaman e do Noturall mantém o projeto ANIE, como baixista e guitarrista Fernando Quesada, mas sua principal atividade é a produção de videos, estando no comando da produtora Fozzy.
- Fernando Quesada - Outro ex-Shaman e Noturnall, também passou pelo Armored Dawn e é considerado um dos melhores baixistas do país. Em paralelo, é um ativo empresário que administra franquias da marca School of Rock no Brasil.
- Matheus Vieira - Guitarrista da banda Dead or a Lie, de Araraquara (SP) é jornalista de formação, com passagens pelas principais veículos de sua cidade e região.
- Leko Soares - Guitarrista da banda Lothloryen é um conhecido professor dde história em sua cidade, Poços de Caldas (MG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário