domingo, 30 de julho de 2023

Novas vozes (e nem tão novas assim) femininas no rock nacional em 2023

Dois novos projetos envolvendo mulheres e um peso pesado do rock nacional são as novidades deste começo e segundo semestre, mostrando que 2023 será, no mínimo, tão bom quanto o ano anterior em termos de lançamentos autorais - e temos então o Inpurpura e Isa Nielsen Band.

Inpurpura, com N, é um duo de rock nacional mais voltado para o pop, encabeçado pela cantora Nathalia Zukkas e pelo baterista e vocalista Ivan Busic, que toca nas bandas Dr. Sin e Nite Stinger. Ele são casados e gestaram o projeto em casa, nas oras de lazer escutando clássico do rock e brincando com o filho pequeno.

"É uma vontade antiga de fazermos algo juntos e fomos elaborando com muita calma", disse Busic com exclusividade ao Combate Rock. "Desde que eu e meu irmão Andria [Busic, vocalista e baixista do Dr. Sin] fizemos o CD da banda Bisic, em português, eu tinha a intenção de fazer algo mais para o rock nacional e agora deu certo. Não poderia haver parceira melhor (risos)."

Curiosamente, o primeiro teste para ver se funcionava foi a publicação de um clipe em estúdio interpretando uma canção em inglês de uma banda que ficou conhecida recentemente - Honeycomb. A canção escolhida foi "Look At Us Now", que faz parte da trilha sonora da série de TV/streaming norte-americana "Daisy and The Six", que por sua vez é baseada é um romance.

"É uma canção delicada e que tinha a ver com o conceito que pretendíamos adotar", diz Nathália. A repercussão foi tão boa e surpreende que nos impulsionou a mergulhar nas composições e no projeto.

Aprovada a parceria e a química impressionante do casal, veio o desafio de compor a primeira música juntos e, rapidamente, a gravação de clipe e da canção. "Se Quiser Me Levar" é delicada, românica, com astral lá em cima e um clima que remete aos melhores momentos de bandas como Skank.

É pop rock? Sim, mais pop do que rock, ams nada que preocupe Ivan Busic, um baterista que já tocou de tudo e ouviu de tudo - André, o croata que um dia aportou no Brasil no século passado, era um talentoso músico de jazz que chegou a gravar com os filhos um CD com a Top Jazz Band. 
 
"Se Quiser Me Levar" não apresenta novidades e nem prima pela originalidade, mas é um sopro de vitalidade em um formato deu muito certo com o projeto PittyNando, que reuniu Pitty e Nando Reis - o dueto de vozes masculinas e femininas em iguais condições, além de revelar mais um talento vocal, a então pouco conhecida Nathália Zukkas. Inpurpura é uma boa notícia no pop nacional.

No rock mais pesado, a guitarrista Isa Nielsen coloca na praça a sua banda de hard rock e um clipe de sue primeiro single, "Leech". 

A moça é um nome conhecido na praça, tendo trabalhando, entre outros projetos, com Detonator e as Musas do Metal, e tem uma pegada bluesy, que remete a outras duas musas da guitarra - a australiana Orianthi e a inglesa Joanne Shaw Taylor.

"Leech" é interessante pelos timbres modernos de guitarra associados ao hard rock mais moderno europeu, sem excessos na produção e com ênfase nos riffs. Também está longe da originalidade, mas representa um novo caminho , ainda pouco explorado, pelas musicistas brasileiras, cm a honrosa exceção da ótima banda paulista Malvada.

Ela revelou em suas redes sociais o time de músicos que a acompanhará em sua carreira solo. Reconhecida por sua trajetória na música, assumiu os vocais e embarcou em um hard rock de cunho mais festivo e de alto astral. 

Isa mostrou ter uma voz marcante e uma pegada forte na guitarra, demonstrando sua habilidade como instrumentista. Dids Bezerra, da banda Medellin, tem estilo único e inovador, acrescentando uma profundidade cativante à música de Isa Nielsen. Denison Fernandes (Megadeth cover e Brooklin Blues Band) é o guitarrista solo virtuoso e adepto de solos caprichados e bem blues. Allan Juliano (Kiss Cover Brasil) é conhecido por seu talento e energia.

Por falar em Malvada, foi só entrar para banda que a nova vocalista, Indira Castillo, teve a vida devassada por fãs ávidos por saber quem era a "feiticeira" carismática de olhos "enfeitiçantes". O que os fãs encontraram agradou e eles resgataram o primeiro single solo dela.

"Wiser" é um hard rock poderoso, com guitarristas vintage tiradas diretamente do Bad Company ou do Free, duas entidades maravilhosas capitaneadas pelo mago Paul Rodgers. É uma canção poderosa, om um riff de guitarra contagiante e quase hipnótico. 

A voz é uma mistura de influências de cantoras de jazz e blues, influências fortes da moça, mas que guardam semelhanças com artistas atuais, como Rosalie Cunningham (ex-Purson), Amy Winehouse (morta em 2011) e Lynne Jackaman, todas inglesas e vozes roucas, fortes e ligadas ao rhythm & blues.

Outra boa amostra é  segundo single, este em português. "O Tempo" traz um rock mais puxado para uma MPB mais moderna e com letra que foge dos lugares comuns do subgênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário