Ele é autor de óperas pop de grande repercussão, akem de escrever livros e passear por outras mídias, tormando-se referência cultural de seu temo em seu país. as trajetórias de Chico Buarque e Pete Townshend (guitarrista da banda iglesa The Who) são repleta de semelhanças e representam o que de melhor a cultura nos porporciona na atualidade.
Chico Buarque completou 80 anos e continua relevante, assim como Townshend, que tem 79. São dis artistas parecidos pela forma como produzem e como encaram a vida e de como se sentem inadequados em apenas uma atiidade.
Seja no samba ou na MPB, Buarque causou estranheza quando deidiu apresentar suas "ópers", ou operetas, contando historinha do cotidianho de forma épica e bem construída. seria uma noba forma de arte aquela "Ópera do malandro", que guardava semelhança com trabalhos dos alemãaes Bertolt Brecht e Kurt Weill? E o que dizer de "roda Viva"?
A mesma estranheza surgou quando Pete Townshend apareceu com "Tommy" em 1969, contando em música a saga do menino ceso, surdo e mudo que se tornou campeão de flieprama e líder mundial de uma seita religiosa. Estaria ele ficando louco?
Townshensd já brincava com o conceito um pouco antes, com a suite "Rael" e e a peça "A Quick While, He's Away", uma colcha de retalhos/músicas que compunham mosaicos onstigantes de ideias.
Chicodesde cedo se tornou um cronista da vida urbana que entalhava canções com rara beleza poética, imprimindo no samba temas até entãio pouco visos. Suas "óperas-sambas"lhe conferiram uma aura de compositor quase erudito e a fama de artista diferenciado, da mesma forma que ococrreu com Townhend em Londres naquee final de anos 60.
Chico Buarque, artista pop por excelência, chega aos 80 anos gigante e ostentando uma trajetória que poucos na história da arte ocidental podem apresentar.
Apesar de algumas semelhanças, é difícil traçar grandes paralelos entre "Tommy", de The who, e "òpera do Malandro" ou "Roda Viva". Mas é incróvel a sintonia com que as carreira dos dois artistas mostrou
Ficar escrevendo o tamanho do impacto que a obra de Chico Buarque teve e tem é desnecessário. Aos 80 anos, percorre ainda hoje os passos imensos que o transformaram em ícone pop.
"Ópera do Malandro" tem o mesmo impacto que "Tommy" para o rock - cultura, inteligência e excelência acima de tudo. Que privilégio o nosso oder desfrutar de tamanha obra de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário