Dez anos atrás, um quarteto internacional
baseado na Suécia redefinia os limites entre blues rock e pop e se tornava a
grande sensação europeia daquele verão. E desde então o Blues Pills não par5a
de crescer por mais que o som sofra alterações.
O quarto álbum, “Birthday”, chega
depois do expressivo “Holy Molly”, de 2020, e é um legítimo produto da
pandemia. Superou totalmente a saída do guitarrista francês Dorrian /Sorriaux e
agora é uma banda totalmente sueca. Mais madura, mais intensa e mais segura,
O blues rock do início deu lugar
a experiências com a soul music e o funk americano, ma a pandemia recolocou a
banda nos trilhos do blues rock. “Birthday” é direto, reto e não tão
diversificado. Caminha em direção ao rock’n roll básico, o que se mostrou um
acerto em todos os sentidos.
Se em “Holy Molly” havia pressão
por conta do sucesso contínuo, “Birthday” é mais descontraído justamente por
uma pressão quase zero. Os quatro anos entre os últimos lançamentos, que
incluem a pandemia, empurraram a banda para o autoconhecimento – e para
mudanças radicais nas vidas pessoais, com a vocalista Elin Larsson, a melhor de
sua geração na Europa, tornando-se mãe do primeiro filho.
A canção-título, divertida e
roqueira, expõe a nova fase em que a banda abusa do sarcasmo, narrando uma
festa de aniversário de Elin catastrófica no México. “Bad Choices” bebe
bastante na fonte dos hites antigos “Devil man” e “Black Smoke”, mantendo baixo
e bateria em constante pulsação ara as guitarras explodirem debaixo dos
poderosos vocais de Elin Larsson.
Tem a bela balada “Top of the Sky”,
que passeia pela melancolia e pelo romantismo, apesar de narrar a absurda mania
de jovens chineses de fazerem selfies
com o celular em arranha-céus – e despencarem para a morte em seguida.
“Dont You Love Iy” e “Like a Drug”
são alguns do momentos mais roqueiros, enquanto o blues dá as caras nas
interessantes “Holding Me Back “ e em “Somebody
Better”. O álbum é homogêneo e sem tropeços, mas não consegue ombrear ao
primeiro da banda por faltar um hit, aquela música que carrega o trabalho e que
torna o trabalho quase memorável.
A vocalista Elin Larsson, uma
presença e voz notáveis no palco, estava nos últimos estágios da gravidez
enquanto completava o disco e ela transmite força, amor e maturidade em todas
as 11 dessas novas músicas. Não tinha como dar errado. “Birthday” é um dos
ótimos trabalhos deste ano de 2024.
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