segunda-feira, 27 de maio de 2024

Música para ver e ouvir - festival In-Edit chega a sua 16ª edição

Música para ver e ouvir, com muita informação e inteligência. U, dos mais importantes eventos audiovisuais do Brasil chega a sua 16ª edição com mais de 60 filmes, além de painéis diversos e muitos debates. O evento ocorrerá de 12 a 23 de junho em várias salas de cinema de São Paulo.

O In-Edit - Festival Internacional de Documentários Musicais - foi uma grande ideia surgida em barcelona, na Espanha, que ganhou sua ´primeira versão fora da cidade de origem em São Paulo graças, entre outros, ao visionário Marcelo "Aliche" Andrade, um publicitário de origem apaixonado por música 

A importância do evento é tão grande que se tornou uma verdadeira celebração da arte no Brasil, seja em São paulo ou nas mostras itinerantes por cidades como Salvador, Rio Janeiro e e interior de São Paulo 

No ano passado, por exemplo, uma fita sobre a cena da "black music" paulistana lotou as sessões inaugurais e uma especial na Cinemateca Brasileira, por exemplo, resgatando um pouco da história da arte popular brasileira.

Com uma curadoria azeitada e um processo rigoroso de seleção dos filmes, o In-Edit se consolidou com um dos festivais culturais mais importantes do país e cobiçado por cineastas e músicos. participar, de alguma forma, do evento, rende bastante prestígio.. 

Não que ele precise, mas um nome forte da música, como o roqueiro Luís Carlini, de 71 anos, não cansa de dizer como ficou emocionado ao ter o documentário sobre sua carreira exibido em telão no pátio interno da Cinemateca Brasileira em 2022. 

Na programação de 2024, títulos inéditos sobre Karen Carpenter, Carlos Santana, Cyndi Lauper, Barbara Dane, Paul Simon, Joan Baez, o lendário produtor J Dilla, Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das bandas The Mars Volta e At the Drive-In, e Brian Jones e os Stones.

Também foram selecionados filmes sobre a banda sul-africana Die Antwoord, a australiana The Birthday Party, liderada por Nick Cave e Rowland S. Howard, a banda The Black Keys, o compositor Andrés Godoy, a banda Earth e o pianista de jazz Erroll Garner

O vencedor do In-Edit Barcelona 2023, “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin", de Katia De Vidas, é outro destaque

Astros de primeira grandeza

Carlos Santana é um dos nomes mais cintilantes retratados nesta edição,  desde sua infância no México até o estrelato internacional,.O documentário foi dirigido por Rudy Valdez. A

 diretora Alison Ellwood retrata a vida vibrante de Cyndi Lauper, desde suas origens até sua luta como ativista em "Let the Canary Sing". 

A amizade e a música de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das cultuadas bandas The Mars Volta e At The Drive-in, em "Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird", de Nicolas Jack Davies. Uma homenagem à lendária Barbara Dane e seu legado musical e ativista, em "The 9 Lives of Barbara Dane", de Maureen Gosling.

O público também poderá assistir ao vencedor do In-Edit Barcelona 2023, o documentário "Peter Doherty: Stranger In My Own Skin", de Katia De Vidas que apresenta um retrato íntimo de Peter Doherty e sua jornada na música; "Karen Carpenter: Starving for Perfection", em que o diretor Randy Martin mostra a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter, com anorexia nervosa e bulimia, revelando os desafios pessoais por trás de sua voz melancólica e o sucesso dos The Carpenters nos anos 1970.

Tem também a jornada caótica e impactante da banda pós-punk australiana The Birthday Party, liderada pela relação explosiva entre Nick Cave e Rowland S. Howard, em "Mutiny in Heaven: The Birthday Party", de Ian White. 

O legado do lendário produtor J Dilla é celebrado em "The Legacy of J Dilla", de Esther Dere e Christopher Frierson, oferecendo um emotivo retrato do artista que moldou a cena do Hip Hop antes de sua morte prematura. "Joan Baez: I Am a Noise", de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle, mergulha na vida e na carreira da influente Joan Baez, destacando sua voz no movimento folk e sua relação com Bob Dylan.

Para completar, em "This is a Film About The Black Keys", o diretor Jeff Dupre revela a estranha e duradoura amizade por trás do sucesso da banda The Black Keys e o diretor Alex Gibney mergulha na vida e na carreira de Paul Simon durante a gravação de seu novo álbum, tema de "In Restless Dreams: The Music of Paul Simon". 

A história da banda sul-africana Die Antwoord, uma das formações musicais mais inquietantes dos últimos anos em "Zef – The Story Of Die Antwoord", de Jon Day. A vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones, dos Rolling Stones, é desvendada em "The Stones & Brian Jones", de Nick Broomfield. E uma emocionante peregrinação musical pela música country na Suazilândia até o Texas em "Dusty & Stones", de Jesse Rudoy. A vida de Erroll Garner, um pianista de jazz americano autodidata considerado um gênio por seus colegas, está em "Misty - The Erroll Garner Story", do diretor franco-suíço Georges Gachot, que já retratou grandes nomes da música brasileira.

Ainda na seleção internacional, o 16º In-Edit Brasil anuncia "Love, Deutschmarks and Death", que retrata a evolução da música turca na Alemanha, desde os anos 1960 até os dias atuais. "Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth", narra a jornada da banda Earth, liderada por Dylan Carlson. 

O estilo musical japonês Minyo, que está em risco de extinção, considerado por muitos como "música perdida", é retratado em "Bring Minyo Back!, de Yuji Moriwaki. Por fim, "Andrés Godoy: El Arte de Perder", de Sebastian Saam, conta a história épica e inspiradora do músico Andrés Godoy, que superou a perda de um braço para criar uma técnica musical única, enquanto "La Singla" revela a vida da lendária dançarina de flamenco Antonia Singla.

O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona em 2003 e acontece no Brasil desde 2009, com o objetivo de fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento central. A programação conta ainda com uma seleção de longas e curtas nacionais, agrupados nas seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc e Curta um Som, a Sessão Flashback, o Especial Música e Máquinas, além de shows, debates e masterclasses.

A edição de 2024 tem o patrocínio máster de Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas; patrocínio do Itaú Unibanco e da Spcine, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; parceria da Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca; e é realizado pela In Brasil Produção Cultural, Sesc São Paulo, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, Governo Federal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário