Marcelo Moreira
Nicko McBrain (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
A notícia foi surpreende pela forma como foi divulgada, mas não em sua essência. Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden desde 1982, fez sua última apresentação com a banda em São Paulo, no Allianz Parque, em 7 de dezembro de 2024. Sai de cena depois de 42 anos espancando os tambores na maior de todas as bandas de heavy metal.
Aos 73 anos de idade, imagina-se eu fica cada vez mais difícil suportar as intermináveis turnês mundiais que o Iron Miaden empreende. A coisa fica bem mais complicada depois de uma pandemia de covid-19e de um princípio de VC (acidente vascular cerebral) sofrido em 2021. Ele realmente foi um “iron man” (homem de ferro) por mais de quatro décadas,
Consistente, preciso e dinâmico, McBrain foi o dínamo da banda francesa Trust que chamou a atenção de Steve Harris, o baixista líder do Iron Maiden. Era o cara ideal para substituir Clive Burr, então músico correto, mas sem grandes motivações e ambições. Nicko era inventivo, mas não necessariamente inovador. Além, disso, era o cara que solucionava problemas.
Tanto o músico como a banda se manifestaram de forma respeitosa e bacana nas redes sociais realçando a importância do baterista para a história longeva do Maiden. Ele tocou nos principais discos do grupo e ajudou a formatar definitivamente o som.
É uma mudança profunda, embora programada e acertada com antecedência. Além disso, indica que o Iron Maiden pode desacelerar e, eventualmente, preparar o seu fim, O ano de 2025 marcará os 50 anos de existência, desde que Harris desistiu de ser jogador de futebol para encarar o rock no Natal de 1975,
Ainda que nada tenha sido ventilado, pode ser o começo do fim do Iron Maiden e seus quase setentões integrantes. É uma instituição com um legado gigante na história da música e uma das marcas mais conhecidas e fascinantes da música ocidental. Nicko McBrain é uma das partes mais nobres dessa maravilhosa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário