quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Notas roqueirras: Viper, Alternata, Breathe Again...




- A Fuzz On Discos, união dos selos AMM (All Music Matters), Melômano Discos e Neves Records, relança o clássico álbum de estreia do Viper, "Soldiers of Sunrise", lançado originalmente em 1987. A reedição vem com capa dupla e está disponível nas versões vinil splatter, picture LP e standard preto. Antes de gravar este debut, na época da demo-tape "The Killera Sword" (1985), os saudosos Andre Matos (vocal) e Pit Passarell (baixo), além de Yves Passarell e Felipe Machado (guitarras) e Cássio Audi (bateria) tinham a alcunha de "Menudos do Metal". Apesar das dificuldades enfrentadas pelos jovens músicos, "Soldiers of Sunrise", que trouxe arte de capa de Alberto Torquato, se tornou um marco do heavy metal brasileiro. "André 'Pomba' Cagni fez o melhor possível, mas ninguém tinha muita ideia sobre a gravação de um disco. Hoje a gente vê que o som é meio ruim, mas teve um valor importante, simbólico", recordou Felipe Machado. "O 'Soldiers of Sunrise' foi o que deu início a tudo; ainda se percebe que a banda tinha talento, mas não dominava completamente a técnica. Mas é muito interessante para ver de onde viemos", acrescentou Andre Matos em entrevista à revista Roadie Crew. O repertório apresenta músicas que constaram na demo-tape "The Killera Sword": "Law of the Sword", "Signs of the Night", "Nightmares", "H.R." (antes intitulada "Heavy Rock"), "The Whipper" e "Killera (The Princess of Hell)". Além destas, constam "Knights of Destruction", "Wings of the Evil" e a faixa-título. "Era todo o nosso repertório. Acho que estava bom para uma banda com média de idade de 16 anos", observou Machado. "Foi tudo muito romântico... O disco teve um valor importante, simbólico, até para que o metal brasileiro ficasse mais profissional. Todo mundo queria gravar um disco melhor que o 'Soldiers of Sunrise' na época", concluiu.

- A banda Breathe Again revela ao público o videoclipe de seu segundo single, “A Prison of Lies”, uma obra impactante que consolida a identidade robusta e envolvente do grupo. Formado em março de 2021 em Sete Lagoas (MG), o Breathe Again marca o reencontro criativo entre o guitarrista e produtor Paulo Freitas e o baixista e vocalista Felipe Kopke, ex-integrantes da banda Khyrius. Após mais de uma década separados devido à mudança de Felipe para a Europa, a dupla retornou com uma proposta moderna e carregada de intensidade. Assista ao videoclipe de “A Prison of Lies”: https://www.youtube.com/watch?v=X4gRZlCnWjA/ Ouça o single: https://onerpm.link/223077075364
“A Prison of Lies” é um hino ao heavy metal clássico, com bateria poderosa, riffs explosivos e linhas vocais marcantes que prendem o ouvinte desde o primeiro acorde. A música aborda os conflitos internos que enfrentamos nos mais diversos aspectos da vida – desde relacionamentos pessoais até dilemas religiosos e profissionais. A narrativa do videoclipe complementa essa mensagem, enfatizando a importância do autoconhecimento como ponto de partida para superar essas “prisões” e encontrar a tão desejada cura interior.

A banda paulista Alternata está de volta ao cenário do rock nacional com o lançamento de seu novo EP, "Curvas Sinuosas". O trabalho traz a assinatura de Dani Plothow, baixista e produtor musical, responsável pela direção, produção e arranjos do projeto. Mantendo a essência do rock nacional, o EP transita por diversas influências musicais. A faixa-título, "Curvas Sinuosas", é um rock alternativo com nuances de suingue latino e uma atmosfera rica em efeitos de guitarra. Sua letra reflete sobre a necessidade de se reinventar em uma sociedade em constante mudança. Já a faixa "Meninos e Lobos" aborda uma temática social densa, envolvendo personagens de mundos distintos, mas com conflitos semelhantes, destacando a fé como ferramenta de sobrevivência em um sistema marcado pela injustiça. Inspirada pelo documentário Falcão - Meninos do Tráfico, de MV Bill, e pelo caso Mariana Ferrer, a música denuncia estruturas patriarcais e machistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário