quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Steve Harris, 65 anos: a força propulsor do heavy metal moderno

 Marcelo Moreira

Iron Maiden atual - Steve Harris é o quarto da esquerda para a direita (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Entediado e frustrado por ter de desistir de seu sonho de jogar futebol profissional por seu time do coração, um garoto decide abraçar o rock em pleno dia de Natal. 

Ao formar uma banda naquele dia cinzento e frio de 1975, o ex-futuro meio-campista do West Ham, de Londres, criava um gigante do rock, tão grande e importante quanto alguns de seus ídolos musicais.

Steve Harris tinha muita força física, apesar de baixo, e era mais habilidoso com a bola do que a maioria dos moleques de 18 anos de Londres daquele tempo, mas tudo isso não foi o suficiente para que abraçasse o seu West Ham - uma lesão no joelho também contribuiu para a dsilusão.

O futuro estava no rock, mas não como baixista da banda Smiler. Era preciso que ele criasse a sua própria banda para que não desse satisfações a ninguém. 

Nascia então o Iron Maiden. São 45 anos de uma história improvável – sem falar nos 65 anos de idade de Harris, mas de profunda perseverança e insistência. 

Antes dos primeiros frutos reais do trabalho intenso, foram cinco anos de ralação e muitas trocas de integrantes, até que finalmente algo começasse a acontecer. E quando aconteceu, nem um pouco por acaso, foi tudo muito rápido.

O consenso entre historiadores, biógrafos e o próprio Harris diz que o Maiden surgiu no dia 25 de dezembro de 1975, mas certeza, certeza mesmo, nenhum deles tem. O músico até admite que o surgimento possa ter ocorrido um pouco antes. 

Harris com o baixo e a camisa do amado West Ham, de Londres (FOTO: DIVULGAÇÃO/ARQUIVO PESSOAL)

Não importa. A locomotiva do rock pesado iniciou a sua jornada naquele ano para atingir um patamar somente igualado como a maior manda de heavy metal que já surgiu, ao lado do Metallica. 

O maior nome da New Wave of British Heavy Metal, que era visto apenas como um subproduto do punk no final de 1979 – e o vocalista Paul Di'Anno confirmava todos os indícios – elevou o patamar de agressividade e peso no rock, alargando ainda mais a estética que tomou. 

Sob a mão de ferro de Harris, o Iron Maiden praticamente se tornou um sinônimo de heavy metal e um dos símbolos principais do gênero. E tudo isso surgiu graças ao fim do sonho de boleiro de um moleque de 18 anos em Londres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário