Duas bandas importantes implodidas e sem rumo, ensaios regados a
cerveja e uísque, fora os cigarros aos quilos. Junte-se a isso um cantor com um
contrato assinado para álbuns e carreira solo, mas que está empacado e
entediado.
Tinha tudo para dar errado, só que muito certo – ao menos por
cinco bons anos de farra e bebedeira. Esse é o resumo do improvável surgimentos
dos Faces em 1969, a banda inglesa zoada e largada que os americanos aprenderam
a amar – e e que rivalizou com Led Zeppelin, The Who e Rolling Stones nos anos
70.
Esse combo improvável de bebuns e exímios encrenqueiros está sendo
homenageado em 2024, 55 anos depois de sua criação, com uma maravilhosa compilação
de músicas registradas nas participações em programas de rádio e TV da emissora
britânica BBC.
O pacote é extraordinário: oito CDs em verão física e digital om
material muito taro, cru e inédito. Algumas das versões apareceram em algumas
das caixas comemorativas, como “Five Guys Walk iinto Bar”, mas a maioria do material foi retirada
dos fundos dos arquivos da emissora.
“Faces at the BBC: Tbe Complete BB Concerts & Studio Recorings
1970-1973” expandiu as possibilidades de compreensão da importância e da qualidade
dos Faces, estendendo o que já era ótimo na caixa “Five Guys...’.
Os Faces foram uma espécie de continuação dos Small Faces, banda
surgida em 1965 como um dos pilares da cultura mod e com um som sólido e quente
calcado no blues, no rhythm & blues e na soul music graças à guitarra
maliciosa e a voz áspera e gritada de Steve Marriott
Foram quatro álbuns de estúdio e um ao vivo com o nome da banda e mais
quatro de estúdio servindo de banda de apoio para o início da carreira solo de
Rod Stewart Foram todos gravados quase simultaneamente, nas mesmas sessões de
gravação, entre 1969 e 1973. A mistura
de rock, blues e folk forjou um som únio e a fez explodir na Europa e nos
Estados – e também ajudou a implodi-la a partir de 1972, com a saída do baixista
e vocalista Ronnie Lane
Embora muitas dessas gravações tenham sido consideradas perdidas há
muito tempo, a gravadora Rhino rastreou quase todas as músicas tocadas pelo
Faces na BBC nos arquivos e coleções particulares dos membros da banda. Apenas
uma sessão de três músicas continua desaparecida, segundo os produtores.
A coleção começa com a sessão de
John Peel em 5 de julho de 1970. O DJ influente foi fundamental e colocando os Faces
na BBC. Rod Stewart comenta nas novas
notas do encarte: "Se não fosse por John Peel, o Faces nunca teria se
destacado." Ronnie Wood acrescenta: "Ele deu ao Faces nossa primeira
chance". Kenney Jones lembra: "John Peel ajudou muito o Faces na
Inglaterra, na imprensa e em seu show".
Apresentações viscerais
Os três primeiros CDs são a parte mais legal justamente por serem as sessões registradas no programa de John Peel, em 1971, que pode ser considerado o auge da banda. Era uma banda redonda, criativa e bem zoada, com seus músicos tocando bêbados com frequência, mas sem dar baixaria – ao menos no estúdio
A maior parte do set é inédita, incluindo uma mixagem estéreo pela
primeira vez do show da banda no Paris Cinema em 13 de maio de 1971
(transmitido apenas em mono) e um show de fevereiro de 1973 que foi arquivado
como resultado das preocupações da BBC sobre a conversa estridente da banda com
a multidão indisciplinada.
As gravações abrangem o período que rendeu quatro LPs de estúdio do
grupo (“First Step”, “Long Player”, “A Nod Is As Good As A Wink…To A Blind
Horse…” e “Ooh La La”), bem como os primeiros álbuns que o solo Rod Stewart
gravou com a maior parte da banda (“Gasoline Alley”, “Every Picture Tells A
Story”, “Never A Dull Moment” e “Smiler”).
Além de favoritos do Faces como o hit "Stay with Me",
"Had Me a Real Good Time" e "Miss Judy's Farm", o conjunto
também apresenta "Maggie May", "Every Picture Tells a
Story", a versão de sucesso de Rod de "(I Know) I'm Losing You"
do The Temptations, e covers de "Maybe I'm Amazed" (Paul McCartney),
"It's All Over Now", "Memphis, Tennessee", "I'd Rather
Go Blind", "Country Comfort", "Twistin' the Night
Away" e muito mais.
As performances do Faces do Concerto de Natal de John Peel também são
apresentadas. Originalmente transmitido no Boxing Day de 1970, este show de fim
de ano apresenta "Away In A Manger", de Stewart e um medley de
canções de natal cantadas por um coral que inclui Peel, o Faces, seus roadies,
Marc Bolan do T. Rex e outros. Mais do que um documento histórico, é uma
coleção de performances que registra o que de melhor o quinteto produziu.
Trajetória atribulada
Foram apena seis anos de uma existência intensa, festiva e complicada. The
Faces é resultado da implosão de duas potências inglesas o final dos anos 60 ,
Small faces e a primeira versão de Jeff Beck Group.
No começo de 1969,
desgastado com as turnês e enciumado com a ascensão de seu vocalista Rod
Stewart, como astro, o guitarrista Jeff Beck acabou intempestivamente com a
banda e se recolheu para um período sabático. Rod Stewart e o então baixista
Ron Wood estavam perdidos na formação de uma nova banda e acabaram participando
de um ensaio do que tinha sobrado dos Small Faces na mesma época com a saída do
guitarrista e vocalista Steve Marriott, que formaria pouco depois o Humble Pie
com o guitarrista e vocalista Peter Frampton.
Ensaiando em um porão sujo
emprestado pelos Rolling Stones, o baixsta e vocalista Ronnie Lane, o
tecladista Ian Mclagan e o baterista Kenney Jones digeriam a saída de Marriott quando
recebream Stewart e Wood. Mais beberam do que tocaram, mas uma jam no final da
noite acendeu a luz para Lane: havia uma química.
Quinteto formado oficialmente,
gravaram um bom álbum de estreia, The Faces logo chamou a atenção e começou a
lotar teatros e ginásios dos lados do oceano Atlântico. No começo, a carreira
solo de Stewart, que tinha assinado contrato com uma gravadora quando ainda era
cantor do Jeff Beck Group, não era um empecílio, tanto que as gravações dos
álbuns de band e do vocalista ocorriam simultaneamente.
Depois de muito susspce,
esbórnia e entreveros diversos com todo mundo, Lane se cansou da zona e da
crônica falta d dinheiro. Também se ressentia d carreira solo de Stewart, que
começou a ir melhor do que a da banda. Saiu em 1972 para formar o Slim Chance,
banda dedicada ao folk rock. Era o começo do fim para os Faces.
O baixista japonês Tetsu
Yamauchi chegou para ver o fim da banda em 1975, quando Ron Wood disse que não poderia
fazer uma turnê caída porque tinha sio convidado ara substituir, de forma temporária,
Mick Taylor, que tinha deixado os Rolling Stones. Era a deixa para que Rod
Stewart anucisse a sua saída em definitivo e começasse a se transformar em
astro pop mundial.
Wood foi efetivado nos
Stones em 1976. Jone e McLagan tentaram uma volta os Small Faces com Steve
Marriott em 1977, mas não de certo. O tecladista atuaria por alguns anos com
músico contratado dos Stones e depois formaria a sua própria banda; Morreu em
2016, ao 69 anos de idade, de ataque cardíaco. Roonie Lane morreu em 1998, aos
51 anos, em decorrência e complicações causadas pela saúde fragilizada por
conta da ELA (esclerose lateral amiotrófica).
Jones substituiria Keith Moon,
morto em 1978, na banda Th Who, até o seu primeiro final, em 1982. Mais tarde
trabalharia com o cantor Paul Rodgers na
banda The Law. Na primeira década deste século, Wood, McLagan e Jones se
reuniram com Mick Hucknall, vocalista do Simply Red, para alguns shows com o
nome da banda depois que Stewart recusou a reunião.
Lista de músicas
CD 1: John Peel’s Sunday Concerts (broadcast 7/5/1970 (1-5) and 11/29/1970 (6-10))You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It) *
Wicked Messenger *
Devotion *
It’s All Over Now *
I Feel So Good *
Country Comfort
You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It)
Too Much Woman (for a Henpecked Man)/Street Fighting Man
Maybe I’m Amazed
Around the Plynth/Country Honk/Gasoline Alley
CD 2: John Peel’s Sunday Concert (broadcast 5/23/1971)You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It) *
Cut Across Shorty
Love in Vain
Bad ‘n’ Ruin *
It’s All Over Now
Had Me a Real Good Time *
(I Know) I’m Losing You *
I Feel So Good *
CD 3: Sounds for Saturday (broadcast 4/1/1972)Three Button Hand Me Down *
Maybe I’m Amazed
Too Much Woman (for a Henpecked Man)/Street Fighting Man
Miss Judy’s Farm
Love in Vain *
Stay with Me
(I Know) I’m Losing You
CD 4: John Peel’s Sunday Concert (broadcast 2/26/1972) *IntroYou’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It)
Three Button Hand Me Down
Miss Judy’s Farm
Memphis, Tennessee
Give Me the Moonlight
Too Bad
Last Orders Please
Devotion
That’s All You Need/Country Honk/Gasoline Alley
(I Know) I’m Losing You
Stay with Me
Had Me a Real Good Time
Underneath the Arches
Every Picture Tells a Story
CD 5: In Concert (recorded 2/8/1973 – not originally broadcast) *Silicone Grown
Cindy Incidentally
Angel
Memphis, Tennessee
True Blue
I’d Rather Go Blind
You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It)
Twistin’ the Night Away
It’s All Over Now
Miss Judy’s Farm
Maybe I’m Amazed
Three Button Hand Me Down
(I Know) I’m Losing You
CD 6: In Concert (broadcast 4/21/1973)Silicone Grown *
Cindy Incidentally *
Memphis, Tennessee *
If I’m on the Late Side *
My Fault *
The Stealer
Borstal Boys
Angel
Stay with Me
True Blue
Twistin’ the Night Away
Miss Judy’s Farm
Jealous Guy
Too Bad
CD 7: Top Gear (broadcast 3/28/1970) (1-4), Dave Lee Travis (broadcast 3/15/1970) (5-7), Top Gear (broadcast 9/19/1970) (8-10) and Top Gear: John Peel’s Christmas Carol Concert (broadcast 12/26/1970) (11-12)Wicked Messenger
Devotion
Shake, Shudder, Shiver
Pineapple and the Monkey
Three Button Hand Me Down
Flying
Wicked Messenger
Had Me a Real Good Time
Around the Plynth/Gasoline Alley
Country Comfort
Away in a Manger – Rod Stewart *
God Rest Ye Merry Gentlemen/Good King Wenceslas/Silent Night/O Come All Ye Faithful – Faces & Choir *
CD 8: Sounds of the Seventies (broadcast May 3, 1971) (1-4) and Top Gear (broadcast 10/6/1971) (5-7)Had Me a Real Good Time
Love in Vain
Oh Lord I’m Browned Off
Maybe I’m Amazed
Stay with Me
Miss Judy’s Farm
Maggie May
Disc 2, Tracks 2-3; Disc 3, Tracks 2, 4, 6 and 7; Disc 6, Tracks 6, 8 and 12; Disc 8, Track 7 released on Five Guys Walk Into a Bar… – Warner Bros./Rhino R2 78233, 2004
Disc 2, Track 5; Disc 3, Track 3; Disc 5, Track 13; Disc 6, Track 11; and CD 8, Tracks 1-4 released on Had Me a Real Good Time At The BBC (In Session and In Concert 1971-1973) – Rhino RCV1 725872, 2023
Disc 7, Tracks 1-4 and Disc 8, Tracks 5-6 released on 1970-1975: You Can Make Me Dance, Sing or Anything… – Warner Bros./Rhino R2 550009, 2015
Disc 7, Tracks 5 and 7-10 released on The BBC Session Recordings – Rhino RCV1 725821, 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário