domingo, 29 de setembro de 2024

Lanlado há 55 anos, 'Abbey Road' foi o mais belo epitáfio possível para os Beatles

 

 Cronologicamente, “Abbey Roa” é o penúltimo LP de musicas inéditas e antepenúltimo lançamento dos Beatles. Depois vieram a coletânea “Hey Jude” e o combo LP -filme “Let It Be”. Entretanto, é o trabalho que marca o fim da colaboração entre os quatro músicos, a última vez em que trabalharam como uma banda em estúdio.

 

O futuro dos Beatles parecia incerto depois que eles fizeram um concerto improvisado no terraço da gravadora Apple, de sua propriedade, em 30 de janeiro de 1969. Era uma espécie de “celebração” pelo final antecipado das filmagens do que deveria ser u filme e LP chamado “Get Back”.

 

Enfurnados em um estúdio de cinema no bairro e Twickenham, foram acompanhados por um mês por uma equipe de cinema liderada pelo cineasta Michael Lindsay-Hogg. A ideia era registrar o processo  de criação e gravação de um álbum dos Beatles

 

Não deu certo. Os músicos se incomodaram com as câmeras, o processo e composição e gravação fora de Abbey Road não fluiu e todos, irritados, resolveram abortar o projeto. No dia 30 de janeiro, o show improvisado com apenas cinco músicas e a presença o tecladista americano Billy Preston só mostrou que eles estavam bem enferrujados, ainda que o resultado final tenha sido ao menos interessante. O concerto foi interropido pela polícia por conta de reclamações de moradores da vizinhança.

 

Com as música das sessões de “get Back” descartadas, assim como as imagens, cada um dos músicos se recolheu e mergulharam em suas vidas particulares, mostrando desinteresse pela Apple e pela banda. Cou a Paul McCartney a iniciativa de. Convencer os então amigos a voltar para o estúdio.

 

Paul se surpreendeu com a boa vontade de todos e com a qualidade do material que apresentaram para as canções inéditas, Ficou aliviado com uma certa descontração e bom humor – em janeiro, durante “Get Back”, George Harrison chegou a abandonar os trabalhos por conta de criticas e orientações de Paul.

 

Foram dois meses trabalho concentrado e muita pesquisa sonora. Ringo Starr apareceu com sua até então melhor composição para a banda, a curiosa a animada “Octopus Garden”, dando o tom de como seriam as gravações.

 

George Harrison ofereceu simplesmente os dois maiores hits do disco: “Something”, gravada até por Frank Sinatra aos depois, e a ensolarada “Here Comes the Sun”, até hoje uma das preferidas por quem começa a aprender a toar violão.

 

Cada vez mais experimental e intimista, John Lennon surgiu com duas canções ótimas> “Come Together”, com sua letra meio nnonsense e sua linha de baixo magistral, e a longa e hipnótica “I Want You (She’s SoHgeavy)”, que é a junção de duas canções. Mais tarde apareceria com a linda “Because”, que ganhou belos arranjos vocais e de sintetizadores.

 

Paul insistiu em incluir a bobinha e fraquinha “Maxwell’ s Silver Hammer”, mas compensou com o blues romântico desesperado “Oh, Darling”, um dos ponto altos da trajetória dos Beatles. Também foi dele a grande ideia de juntar fragmentos esparsos de canções dele e de John para um improvável medley no lado B, incluindo a angustiante e triste “Golden Slumber” e a enigmática e premonitória “The End”, a última faixa gravada pelos quatro juntos

 

O álbum foi um sucesso, como tudo o que envolvia o nome dos Beatles (ou quase tudo), mas quando o álbum, muito bem recebido pela crítica, foi lançado, os Beatles já não existiam mais - ou pelo menos não mais como quarteto,. Em uma reunião de trabalho no dia 21 de setembro de 1969, John Lennon anunciou que estava fora da banda, e ficaria por anos sem ver e conversar com os ex-companheiros.

 

 

Lennon foi convencido a manter segredo para não atrapalhar os dois próximos lançamentos dos Beatles, “Hey Jude”, a coletânea, e “Let It Be”, filme e LP. Lennon aceitou, mas foi traído por Paul, que anunciou que estava saindo da banda quando do lançamento  seu primeiro álbum solo em abril de 1970.

 

Assim sendo, “Abbey Road” se tornou realmente o último e verdadeiro isco dos Beatles, um epitáfio à altura da genialidade da maior de todas as bandas pop e de rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário