segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Banda Devotos lança single em homenagem a Vladimir Herzog, morto pela ditadura militar

 Do site Roque Reverso


A veterana banda brasileira Devotos lançou no início de dezembro o single “Vladimir Herzog”. A música é uma homenagem do grupo pernambucano de punk rock e de hardcore ao jornalista preso, torturado e assassinado em 1975 pela ditadura durante o regime militar que presidiu o País entre 1964 e 1985.

De autoria dos integrantes Celo Brown (bateria), Neilton (guitarra) e Cannibal (baixo e vocal), a música do Devotos está disponível nas plataformas digitais, por meio do selo Red Star.



A faixa foi gravada e mixada por Mathias Severien Canuto e masterizada por David Menezes.

A arte do single é do guitarrista Neilton, que tem a tradição de fazer as capas de disco do Devotos.

Declarada em março de 2024 Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, com reconhecimento aprovado pela Câmara Municipal, o Devotos traz com a música a devida lembrança de Herzog às gerações mais velhas e ajuda a destacar para as gerações mais novas a importância da morte do jornalista para o início do enfraquecimento do regime militar no País.

Responsável pela letra da música, o vocalista Cannibal lembra na introdução do vídeo que acompanha a canção da importância de Herzog não apenas como jornalista, mas também como cineasta.

“A ideia da música Vladimir Herzog é falar da vida de uma pessoa, que, como a Devotos, tem toda a convicção que a arte é um instrumento de transformação social. E que a arte salva”, afirmou o vocalista, lembrando que Herzog teve como um de seus primeiros documentários um sobre uma comunidade ribeirinha do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário