domingo, 20 de outubro de 2024

Pela paz: futebol e confraternização no Natal durante a guerra

 

 A situação é altamente improvável, até mesmo absurda, a ocorreu em vários local em uma gelada noite de Natal. Em meio a uma rápida trégua na guerra, na noite de Natal, soldados  inimigos separados no campo de batalha resolvem cantar “Noite Feliz” e realizar um confraternização no meio da terra de ninguém. E quase conseguem encerrar um conflito mundial.

 

Foi na noite da véspera de Natal de 1914 nos campos de morte da região do Marne, a nordeste de Paris, na França, em plena I Guerra Mundial; Houve até jogo  de futebol entre escoceses, franceses e alemães.

 

Os fatos estão registrados em diversos livros com depoimentos de soldados sobreviventes, que inspiraram a criação de duas grandes canções que trataram do tema e que foram trilha sonora de parte das celebrações dos 100 aos do início do conflito, em 2014 – “On Christmas Day”, da banda inglesa de hard rock Magnum, e ‘Pipes of Peace”, de Paul McCartney.

 

A veterana banda Magnum, ícone do subgênero nos anos 70, regravou um de seus clássicos dos anos 90, "On a Christmas Day", lançado originalmente no álbum "Rock Art",

 

Composta e produzida pelo guitarrista Tony Clarkin – autor de todas as músicas e produtor do álbum "Rock Art" – tem como tema uma das lendas mais fascinantes da história das guerras da humanidade – e que foi narrada por Paul McCartney na música "Pipes of Peace", do álbum de mesmo nome, de 1983

 

A principal de todas as lendas diz que a I Guerra Mundial havia chegado a um impasse em dezembro de 1914, com a estabilização da frente de batalha a cerca de 100 quilômetros a nordeste de Paris – impasse que praticamente duraria toda a guerra

 

Com pouca variação de avanço dos dois lados, a frente de batalha teve 800 quilômetros de extensão, indo do litoral do Mar Norte, na fronteira entre França e Bélgica, até a fronteira entre a França e a Suíça.

 

Na véspera de Natal, 24 de dezembro de 1914, em um vilarejo perto de Sedan (norte da França, mas os historiadores nunca conseguiram precisar onde ocorreu), subitamente os canhões e os fuzis silenciaram à tarde sem que ninguém houvesse proposto a trégua

 

Por volta de 20h, um soldado alemão, cantor lírico da cidade de Dortmund,  quebrou o silêncio em sua trincheira ao entoar em seu idioma a canção "Silent Night" ("Noite Feliz", em português).

 

Trinta segundos depois, pelo menos dez soldados franceses, 150 metros à frente, retiram a postura e retribuíram o canto. Foi a deixa para que em outra parte da trincheira aliada os escoceses entrassem celebração.

 

A canção foi repetida duas vezes antes que meia dúzia de alemães, empunhando uma bandeira branca, deixassem suas trincheiras para oferecer pedaços de carne de porco aos franceses, debaixo de neve e de um frio abaixo de zero.

 

Sem que ninguém soubesse precisar como e quando, logo foi montada uma enorme mesa com vinho, uísque e schnapps (destilado alemão feito a base de batata e gengibre) no centro do campo de batalha, com o pouco de comida que havia sem dar bola para a política e as ordens militares. A bebedeira foi geral

 

Na manhã seguinte, mais de 5 mil soldados das três nacionalidades se reuniram em frente à igreja local em ruínas para  uma missa rezada em latim que durou duas horas e meia, regada a cantorias religiosas.

 

A questão se tornou um grave incidente militar dos dois lados: a guerra havia acabado? Seria possível encerrar ali o conflito, diante da camaradagem e da alegria demonstrada em dois jogos de futebol no meio do campo devastado de batalha?

 

Os relatos mais consistentes dizem que os escoceses venceram os alemães por 2 a 0 na manhã do dia de Natal, enquanto que no jogo seguinte os alemães arrancaram um empate de 1 a 1 com os franceses.

 

Curiosamente, a fúria nos três comandos militares foi da mesma intensidade, com ameaças de corte marcial, pena de morte e bombardeio dos locais onde estava havendo a "confraternização".

 

A insensibilidade e a insensatez prevaleceu, com a guerra provocando a morte de quase 20 milhões de pessoas nos quatro anos seguintes

 

Estudos mais recentes dão conta de que a cena, na verdade, ocorreu simultaneamente em pelo menos 30 pintos da frente de batalha, com relatos de jogos de futebol e rúgbi em 15 ocasiões, dez casos de rebeliões de solados, em ambos os lados, contra a guerra e  a matança.

 

A letra de “On Christmas Day”, do Magnum”, e o videoclipe de “Pipes of Peace”, de Paul McCartney, fazem menções explícitas às confraternizações e aos jogos de futebol.

Um grande filme

 

 Toda essa movimentação foi retratada no extraordinário filme de 2005, "Joyeux Nöel (que recebeu o título de "Feliz Natal" em português), uma produção franco-alemã dirigida pelo francês Christian Carion e estrelado pela ótima atriz alemã Diane Kruger (também atriz de destaque em "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino).

 

Comprovadamente, há relatos sólidos de que houve várias partidas de futebol entre os inimigos em pelo menos oito pontos somente nas imediações da fronteira entre França e Bélgica.

 

O filme "Feliz Natal" e as músicas de Magnum e Joss Stone/Jeff Beck são sempre inspiradores e, queiram ou não, justificam reflexões a respeito de qualquer conflito. Que continuem sendo inspiradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário