Marcelo Moreira
Uma apresentação de gala para aquela que dede sempre é considerada a maior obra do blues brasileiro. E o palco tinha de ser nobre, o Theatro Municipal de São Paulo, palco de espetáculos eruditos e de alguns shows de artistas populares.
E então “Mandinga” tomou conta do icônico local para um show histórico, que recebeu o blues pela primeira vez em sua história. O álbum de André Christóvam, o bluesman paulistano que deu significado ao gênero então subestimado no Brasil, tornou-se um marco na música brasileira.
No ano em que é celebrada a marca de 35 anos de lançamento e “mandinga”, finalmente chega às plataformas digitais o álbum "Mandinga Vivo 25 Anos no Theatro Municipal de São Paulo - André Christovam”, que contou a história do concerto que comemorou os 25 anos do LP no palco maior e mais laureado da cidade de São Paulo. “É a primeira vez que o blues será apresentado no Theatro Municipal, e isso é uma grande coisa!’, bradou o guitarrista André´Christóvam na abertura de minidocumentário. E ele tinha razão ao celebrar o momento histórico.
Bem feito e reverente, o álbum ao vivo é interessante do ponto de vista informativo e musical, pois traça vários paralelos com a carreira do guitarrista e com a própria cena do blues no Brasil naqueles então 25 nos de intervalo.
Mais do que isso, o trabalho consegue captar a emoção o músico que participaram do concerto e que sabiam que o momento era histórico. Também é possível sentir a tensão dos organizadores para que nada saísse errado – e como todos tiveram de driblar inexperiência de fazer um show de blues em um lugar tão diferente que parecia inóspito e intimidador.
O pianista e tecladista Adriano Grineberg, um dos músicos da banda de André Christóvam, conseguiu traduzir bem a importância do evento em texto publicado nas redes sociais:
Dez anos após um dos shows mais importantes da minha trajetória é lançado em todas as plataformas "Mandinga Vivo 25 Anos no Theatro Municipal de São Paulo - André Christovam", a primeira apresentação de blues na história do grande templo da Música.
Ouvi hoje pela manhã com muita emoção e um filme da minha vida passou na minha cabeça. Honra infinita estar ao lado de músicos consagrados como @polettocassio @fernandonaylor (in memorian) @fabiozaganin @alaor_neves o irmão e um dos meus grandes mestres na música e na vida André Christovam, que sempre me ensinou muito a cada conversa ou som trocados. Essa noite sonhei com o saudoso @renatocoppoli que gravou, mixou e masterizou o projeto.
"Mandinga" é um dos álbuns da minha vida e conheci em 1989 com 14 anos de idade. Na época não fazia ideia de que faria parte dessa história, seja no single de "Genuíno Pedaço do Cristo" com a participação de @lenine ou mesmo agora com esse álbum que nasce hoje contanto tanta história e tanta verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário