Demorou um ano a mais do que o esperado, mas enfim temos uma edição de luxo e maravilhosa daquele é considerado o melhor disco da carreira de Alice Cooper,."Billion Dollar Babies", clássico de fevereiro de 1973, é o ápice dos sete discos de Alice Cooper Band antes da separação, em 1975, quando o vocalista Vincent Furnier assumiu o nome como artista solo.
A nova edição recupera algumas coisas da edição lançada em 2013, na edição dos 40 anos, mas acrescenta versões ao vivo de algumas canções emblemáticas do disco e da carreira inicial da então banda. O resultado é primoroso.
Não há muitas bandas de rock de qualquer década que tenham reunido um álbum tão extraordinário quanto Alice Cooper fez entre 1971-1973.
Nesses anos, i grupo fazia um hard rock vigoroso dentro de um som de garagem/psicodélicos criaram cinco álbuns clássicos que não apenas definiram a época, mas influenciaram dezenas de outros artistas e, melhor ainda, permanecem tão frescos, vibrantes e com humor negro hoje como quando foram lançados pela primeira vez. para um público desavisado.
O som pode ser creditado, em parte, ao trabalho bem feito de um produtor iniciante e que viria a ser brilhante com Kiss e Pink Floyd, entre outros. Bob Ezrin chamou a atenção na coprodução no terceiro disco da banda Alice Cooper, "Love It to Death", de 1971, apresentando o ainda relevante single “I’m Eighteen”. Ele seguiu com esforços excepcionais em "Killer" (1971), "School's Out" (1972) e "Billion Dollar Babies"
Ssua contribuição para o som e a abordagem da banda foi crucial. Ainda assim, a maioria conclui que sua colaboração mais impressionante com Alice Cooper foi em "Billion Dollar Babies", de 1973, o único álbum de sucesso da banda naquela primeira metade dos anos 70;
O o lançamento gerou clássicos perenes como “Elected”, “No More Mister Nice Guy”, “Hello Hooray”, “Generation Landslide” e a faixa-título que permanecem padrões no repertório ao vivo de Cooper.
"Billion Dollar Babies" foi escrito tendo em mente a apresentação no palco. Abrindo a turnê de 1973, “Hello Hooray” (um dos poucos covers da banda que Ezrin ouviu inicialmente em um álbum de Judy Collins), iniciava cada show como uma introdução perfeita (“Hello hooray) antes de passar para a maioria das faixas de "Billion Dollar Babies".
A apresentação altamente teatral de Cooper - na época, muitos a consideravam exagerada - pesada (guilhotina, cobra, escova de dentes enorme, chicotes, fantasias extravagantes e 300 bonecos) é fácil de imaginar.
É exemplificado pelo conto masoquista de dentista de “Unfinished Sweet”, completo com imagens de espionagem oníricas causadas por anestesia geral, feitas em formato de “suíte” quase progressivo, e “Sick Things” com sua litania assustadora / sinistra de algumas das coisas mais desagradáveis de Cooper. características. “
I Love the Dead”, que seguiu o lendário “Dead Babies” no show, é autoexplicativo, embora ele mais do que “ame” o falecido (“Tenho outros usos para você, querida”, ele rosna com aquela voz lasciva). Estes são visualmente evocativos mesmo em suas versões de estúdio.
Embora ninguém jamais tenha considerado Cooper um músico de blues, ele se sai notavelmente bem soprando uma gaita de blues forte e confiável em “Generation Landslide”, um talento inspirado por seu amor pelos Yardbirds. Jimi Hendrix foi escolhido pela guitarra de abertura de “Elected” (tirada de “Dolly Dagger”), mas a música, reformulando uma faixa anterior de Cooper,
“Reflected”, por sua vez, é uma resposta politicamente carregada à eleição presidencial de 1972. Desde então, foi revivida quase anualmente para o dia das eleições e é uma das composições mais reconhecidas do grupo.
Com “No More Mr. Nice Guy”, o hit mais transmitido e resiliente do álbum, o humor seco e outras qualidades de Cooper se encaixam em um single conciso, propulsivo e crepitante. Vemos aqui os excessos e poder de hard rock em um clássico sucinto de três minutos e meio com um refrão tão bom e bem feito que você pode cantá-lo após uma única rotação.
A versão 2024 esta expandida, om as dez faixas iniciais do primeiro disco, acrescentando uma segunda com 13 trechos da turnê de 1973 (dois a mais que a edição de 2001 e da de 2013), junto com quatro singles editados que também faltaram nessa reedição.
As gravações de concertos ocasionalmente irregulares exibem interpretações mais cruas do material aprimorado de Ezrin, destacando o quão justo e talentoso o traje de Cooper era.
Uma grande atração deste conjunto é um longo livro com citações volumosas e detalhadas de todos os membros vivos da banda (o guitarrista Glen Buxton faleceu em 1997) e Ezrin sobre cada estúdio e cada música registrada.
"Billion Dollar Babies" é um dos pilares do rock pesado americano, ao lado de obras seminais de Mountain, Grand Funk Railroad e até mesmo MC5 e The Stooges.
Ironicamente, foi o começo do fim da Alice Cooper Band como a conhecíamos. Alice Cooper , como artista solo, a partir de 1975, continuou fazendo som pesado, mas mais acessível e não muito afrontador, coincidindo com sua época de mergulho nos excessos de drogas e bebidas
Esporadicamente, Cooper reuniu a banda daquela época, mas sem o brilho e a mesma inspiração. E assim "Billion Dollar Babies" se manteve como o grande disco da carreira da banda/artista solo, aquele mais instigante e inovador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário