Ninguém entendeu muito bem aqueles riffs agressivos em uma canção que deveria ser pop. Tão conhecida quanto "Somke on the Water", do Deep Purple, e "Satisfaction", dos Rolling Stones, a música "You Really Got Me" é um marco na história da música pois provou em 1954 que o mundo pop poderia ser pesado e até mesmo violento.
É a obra-prima da banda inglesa The Kinks, surgida em Londres entre 1961 e 1962 pela insistência dos irmãos Ray e Dave Davies. Era uma banda de blues, recriando clássicos americanos, como os Stones faziam, como o Who fazia naques tempos.
Só que Ray era esperto percebeu o que os Beatles já tinha descoberto: canções autorais com aquele típico tempero inglês.. Com habilidades de compositor recém-descobertas, tornou-se o cronista do rock britânico do anos 80.
"You Really Got Me" completa 50 anos de seu lançamento e fica a cada ano mais impressionante e importante. Era rock and roll buto e áspero, calcado nas guitarras que gente como Eric Clapton e Jeff Beck só pensariam em reproduzir com peso anos depois.
Muito se comenta sobre o som da guitarra pesada de Deve Davies, um som que seria a gênese do blues pesado e, depois, do heavy metal. Nem ele sabe dizer o que levou a furar a malha de proteção do alto-falante com um estilete para obter aquela sonoridade rasgada e agressiva.
A canção clássica do irmão se tornou clássica por causa desse expediente de "experimentação" Sem aquele som rasgado e a sua agressividade, "You Really Got Me" corria o risco de ser só mais uma canção pop na esteira da beatlemania na Inglaterra.
Estilista por natureza, Ray Davies se tornou o principal compositor do grupo e não era fã desse tipo de experimentação, tanto que as canções que vieram a seguir . também geniais, deixavam o blues cada vez mais no passado e caminhava para um pop sofisticado.
É o caso da emblemática "Where Have All the Good Times Gone", uma verdadeira crônica de costumes, assim como "All Day and All of the Nighr", com sua dose de agressividade. E ainda tem "Waterloo Sunset", "Lola", "Arthur", "Tired of Waiting For You", "Celluloid Heroes"...
Se alguém esperava um som forte e pesado dentro do rock, foi agraciado com a mágica de "You really Got Me". Logo apareceram as primeiras bandas pesadas, como Troggs, Blue Cheer e toda uma sorte de bandas de garagem que ajudaram a formatar um pesado que desembocou também em Cream, Jimi Hendrix e Led Zeppelin;Devemos agradecer, e muito, aos guitarristas Ray e Dave Davies e aos Kinks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário