sábado, 9 de março de 2024

Um sow nostálgico marca a estreia de Tarja Turunen e Marko Hietala no Brasil

Henrique Neal - especial para o Combate Rock

 Metal sinfônico costuma ser algo considerado artificial pelos metaleiros mais radicais, algo    e intragável e fora de contexto. É o que eu achava da banda finlandesa Nightwish com a cantora Tarja Turunen e seu estilo operístico de cantar. A banda melhorou muito com a holandesa Floor jansen, que enteou em 2012.

Em carreira solo, Tarja mudou um pouco o estilo e enveredou por outra áreas, mas os vocais "neoclássicos" são ua marca registrada e ela não poderia abandoná-los. 

Com visitas anuais ao Brasil, ela surpreende a cada turnê por aqui e , agora ao lado de outro e0Nightwish, o baixista e violonista Marko Hietala, ela mergulha no seu repertório no da ex-banda em formato semiacústico em que a nostalgia impera.  E não é que ficou bom?

A primeira apresentação, no Tokop Marine Hall, em São Paulo, no dia 8 de março, foi uma grande celebração, com os dois músicos esbanjando talento e bom gosto. Tarja toca e canta o que quiser e é uma artista muito diferenciada e acima da média. Tornou os clássicos do Nightwish mais palatáveis. Faltou apenas "Lanterna dos Afogados",dos Paralamas do Sucesso, que la cantou por aqui, em português, anos atrás.

Serão mais oito show no Brasil naquela que deve ser a maior e mais importante turnê da artista finlandesa pelo por aqui. 

A abertura ficou por conta da Allen Key, que iniciou o trabalho com um show sólido e competente, que preparou terreno para as atrações em grande estilo. A banda paulista fez uma apresentação correta  baseada em seu único álbum, ""The Last Rhino", movido pela música maravilhosa "Goodbye", triste e melancólica.

 Marko Hietala, ao lado de Tuomas Wäinölä, subiu ao palco às 21h, com canções solo como a belíssima “Stones” e “Two Soldiers”, além da épica “The Islander”, dos tempos de Nightwish. Grande fã de Black Sabbath e relacionados, cantou de maneira divina “Children of the Grave”, “Holy Diver” (Dio) e “Crazy Train” (Ozzy Osbourne). 

Tarja iniciou seu set com músicas marcantes da carreira, seguindo o mote entregue pelo título da turnê: “Livin’ the Dream - The Hits Tour 2024”. Na primeira parte do repertório, brilharam canções como “Diva”, “Die Alive” e a mais recente “Eye of the Storm”. 

A ovação aumentou ainda mais quando Marko Hietala subiu ao palco. Ambos, emocionados, ficaram longos segundos se abraçando e sorrindo, enquanto encaravam de frente a imensa legião de admiradores que retribuíram com muito barulho e aplausos. 

Com a magnífica “Dead to the World”, não houve como ficar parado. Após esse clássico imortal do Nightwish, cantaram faixas solo de Tarja como a pesada e empolgante “Dead Promises”, “Dark Star” e a nova “Life on Mars”, antes de atacarem com “Planet Hell” e “Wish I Had an Angel”, outros dois hits do Nightwish.

 Após mais algumas faixas solo, Tarja fechou a noite trazendo novamente Marko ao palco, para cantarem “Over the Hills and Far Away”. Encerramento épico para uma noite bacana, com a melhor canção do Nightwish, na minha oiniãão. No sábado, 9 de março, eles tocaram em Porto Alegre.

Confira todas as datas da turnê, uma realização Top Link Music. 

10/03 - Curitiba @ Ópera de Arame: - https://www.bilheto.com.br/comprar/1806/tarja 

12/03 - Belo Horizonte @ Mister Rock: - https://fansociety.com.br/tarja-the-hits-tour- - brasil-2024__5879 

13/03 - Brasília @ Toinha Brasil Show: - https://www.clubedoingresso.com/evento/tarja-brasilia 

14/03 - Rio de Janeiro @ Sacadura 154: - https://www.clubedoingresso.com/evento/tarja-riodejaneiro 

16/03 - Fortaleza @ Complexo Armazém: - https://www.bilheteriadigital.com/tarja-fortaleza-16-de-marco  

17/03 - Belém @ Espaço Náutico Marine Club: - https://www.bilheteriadigital.com/tarja-turunem-e-marko-hietala-17-de-marco 

19/03 Recife @ Armazém 14: - https://www.bilheteriadigital.com/tarja-recife-19-de-marco 


Nenhum comentário:

Postar um comentário