quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dickey Betts, um dos maiores nomes da slide guitar de todos os tempos

 Eugenio Martins Júnior - do blog Mannish Blog

It is with profound sadness and heavy hearts that the Betts family announce the peaceful passing of Forrest Richard 'Dickey' Betts (December 12, 1943 - April 18, 2024) at the age of 80 years old.
The legendary performer, songwriter, bandleader and family patriarch passed away earlier today at his home in Osprey, FL., surrounded by his family. Dickey was larger than life, and his loss will be felt world-wide. At this difficult time, the family asks for prayers and respect for their privacy in the coming days. More information will be forthcoming at the appropriate time”.

Tradução: "É" com profunda tristeza e pesar que a família Betts anuncia o falecimento pacífico de Forrest Richard 'Dickey' Betts (12 de dezembro de 1943 - 18 de abril de 2024) aos 80 anos de idade. O lendário intérprete, compositor, líder de banda e patriarca da família faleceu hoje cedo em sua casa em Osprey, Flórida, cercado por sua família. Dickey era maior que a vida e sua perda será sentida em todo o mundo. Neste momento difícil, a família pede orações e respeito pela sua privacidade nos próximos dias. Mais informações serão divulgadas no momento apropriado”

Foi com essa mensagem divulgada no seu perfil no Instagram que o mundo ficou sabendo da morte do guitarrista Dickey Betts, um dos maiores sliders do planeta, grande compositor e fundador da banda que fundiu o blues com o rock como nenhuma outra, The Allman Brothers Band.

Allman Brothers foram definitiva em influência para dezenas de outros grupos musicais ao redor do mundo e inovadora em muitos aspectos.

Simplesmente uma cozinha cheia de suingue com Barry Oakley (baixo), Butch Trucks (bateria) e Jai Johanny Johanson (bateria e percussão). Um tecladista cantor com uma voz de maravilhosa e compositor de mão cheia, Gregg Allman, e uma linha de frente com dois guitarristas duelando até a morte: o não menos cultuado Duane Allman e Dickey Betts.
 
Todos na banda compunham e Betts foi responsável por inúmeras canções cujos riffs nos pegamos, do nada, assobiando até hoje, quando andamos pela rua de noite... geralmente bêbados: "Revival", "In Memory of Elizabeth Reed", "Southbond", "Jessica", "Crazy Love", "Les Brers In A Minor" e ainda as clássicas "Blues Sky" e "Ramblin’ Man" – essa última, um hino à vagabundagem e uma linda homenagem a todos nós que vivemos na estrada.
 
Ao mesmo tempo em que mudava a história da música, a própria história da Allman Brothers Band foi acumulando tragédias: Duane Allman morreu em um acidente de motocicleta quando a banda estava no auge, em 1971 na Georgia. Em novembro de 1972 foi a vez de Berry Oakley morrer em um acidente de moto a apenas três quadras onde havia sido a colisão de Duane. 

Em janeiro de 2017 foi a vez de Butch Trucks tirar a sua própria vida com um tiro de espingarda na cabeça. Ele tinha 69 anos. Após toda uma vida com envolvimento com drogas e álcool Gregg Allman também morreu em 2077 aos 69 anos.
 
Com a morte de Betts aos 80 anos, Jay Johhany Johanson é o único remanescente da formação original da mítica The Allman Brothers Band.

Nenhum comentário:

Postar um comentário