terça-feira, 23 de abril de 2024

Laura Finocchiaro inaugura evento para descobrir novos talentos em São Paulo

Inclusão e combate veemente ao preconceito. A trajetória da musicista, produtora e ativista cultural gaúcha  Laura Finocchiaro é referência internacional nos movimentos de direitos humanos e de valorização da cultura dentro do espectro LGBTQIA+ e ela encabeça agora mais uma iniciativa importante dentro dessa área,

No dia 26 de maio ocorre a primeira eliminatória do festival “Quinze minutos de fama com Laura Finocchiaro“, que acontecerá no Centro Cultural da Penha., na zona leste de São Paulo. O evento foi criado por Laura para fortalecer a representatividade LGBTQIA+ na cena cultural da cidade de São Paulo. 

Abrangendo todas as manifestações culturais, o evento é plural e vai levar ao palco is artistas Ben Sipahi, Math, Rigonatto e Roger Silper na Penha. Os trêse disputam a primeira vaga para a final. A segunda fase será definida em 9 de junho, com Anuby Messias, Hinácio Kuing, Paulo Azeviche e VRA, na Casa de Cultura do Butantã.

Na divulgação do evento, Laura Finocchiaro destaca a importância de dar visibilidade cultural a artistas que buscam espaço em um meio altamente competitivo. 

"É um privilégio poder escutar, conhecer e apreciar novas obras de artistas novos", diz a musicista. "Para cada inscrito, audição cuidadosa e muita pesquisa, como eu fazia na TV, quando pesquisava artistas e canções para inserir nos programas diários e VTs especiais de cada participante do reality show."

O evento será conduzido por Laura e pelo ator, performer e músico Cristiano Meirelles, através de sua personagem drag, Kiki Domaleão, em intervenções sonoras e entrevistas com os participantes. A final acontece na praça Roosevelt, zona central de São Paulo, em um palco montado especialmente para o evento, quando os dois finalistas apresentarão as canções inscritas e o público se tornará o terceiro jurado, através de votação online. 

O projeto também contempla o lançamento do novo show de Laura, acompanhada por Ricardo Severo e Cristiano Meirelles, intitulado “Inclusive”. 

Além de cantora e guitarrista, Laura Finocchiaro trabalha com produção de material audiovisual, com passagens em emissoras de Tvs, além de dar aulas de música e fazer trabalhos voluntários. 

Gaúcha de Porto Alegre, viveu em São Paulo durante três décadas. A partir de 2014 transferiu-se para o Rio de Janeiro com sua produtora de áudio, criando e produzindo trilhas sonoras originais para teatro, vídeos publicitários e institucionais. 

Criou trilhas sonoras originais para o programa infantil “TV Colosso” (Rede Globo) e os reality shows “Casa dos Artistas” (SBT) e “A Fazenda” (TV Record), trabalhos pelos quais ganhou destaque pela seleção, criação e edição musical.

Estreou em Porto Alegre, no início dos movimentos musicais que surgiram nos anos 1980. Em São Paulo transitou por diversos palcos que projetaram novos talentos na época, como o Lira Paulistana, o Madame Satã e a Fábrica do Som, da TV Cultura.

Foi revelada nacionalmente no festival “Rock in Rio II”, em 1991, quando abriu os shows de Prince e Carlos Santana. Fez parcerias musicais com várias artistas conhecidos da MPB, como Cazuza, Caio Fernando Abreu, Tom Zé, Vitor Martins, Glauco Matoso, Cassandra Rios, Lory F., Vange Leonel e Leca Machado.

Em 1992 lançou o primeiro disco pela gravadora BMG/Ariola, intitulado “Laura Finnociaro”. O disco contou com nove faixas, entre elas a parceria com Cazuza “Tudo é amor”, regravações de “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro) e “Dançar para não dançar” (Rita Lee), além de músicas tradicionais da Martinica (Mêci bon dié) e da África do Sul (Vida dura).

Em 1998 lançou, pela gravadora Dabliú Discos, seu segundo trabalho “Ecoglitter”. Com 16 faixas o disco contou com uma seleção muito mais ampla, autoral e inédita de músicas.

Em 2001 lançou, pela gravadora Sorte Produções, o trabalho “Tashi Delê Mantras de Roda”, que trouxe oito mantras da tradição Budista, compostos por Buda Shakyamuni, e transcritos por Lama Gangchen Tulko Rimpoche, além de duas composições da artista, “Homem cristal” (c/ Leca Machado) e “O tao do cavalo” (c/ Téo Ponciano). A produção musical e os arranjos foram da própria Laura Finocchiaro.

Em 2003 lançou, pela gravadora Trama, o disco “Oi”. Contando com 12 faixas, o trabalho teve participação de Tom Zé em “Duelo” (c/ Tom Zé), regravação de “Menina linda (I should have known better)” (John Lennon, Paul McCartney em versão de Renato Barros), além de parcerias com Caio Fernando Abreu em “Necessidade” e “Amor nojento”.

Em 2008 lançou, pela gravadora Velas, o disco “Lauras”, com faixas autorais e uma regravação de “Frases”, de Jorge Benjor.

Serviço: 

Quinze minutos de Fama com Laura Finocchiaro 

Dia 26 de maio 

Horário: 18 às 20 horas

 Grátis 

Retirar ingressos uma hora antes na bilheteria Centro Cultural Penha 
Largo do Rosário, 20 A dez minutos a pé da Estação Penha – Linha três (3) Vermelha do Metrô 

Contatos: 2095-4068 @ccpenha facebook.com/centroculturalpenha

* Com informações do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário