O personagem é bem antigo, mas sempre esteve ao lado de todas as gerações que ousaram mergulhar de cabeça rock. Toda classe de qualquer escola, no Brasil e no mundo, a partir dos anos 60, tinha os seus "malucos', primeiro os cabeludos, depois os "camisetas pretas"
Para muitos professores, o menino maluquinho da classe era motivo de orgulho, preocupação e de felicidade. Quase sempre meninos, destoavam da serenidade reinante, adoravam barulho e faziam questão de dizer que eram diferentes. E é claro que ouviam rock, e bem alto.
Para uma outra parcela de professores, esses serem eram malucos mesmo, mas, acima de tudo, perigosos. E não eram associados ao quase ingênuo personagem criado pelo cartunista mineiro Ziralo, que morreu aos 91 anos. Essa gente nojenta não merece respeito e consideração.
A arte de Ziraldo fez parte de nossas vidas porque, em algum momento, encarnamos o personagem principal do artista em todo o seu esplendor seja na inocência, na ingenuidade e na malandragem. Éramos os diferentes, os costumavam pensar de forma diferente. Jamais éramos os melhore. Apenas os diferentes. E alguns professores e diretores gostavam disso - e respeitavam.
"O Menino Maluquinho" de Ziraldo, de muitas formas, nos representava, já que simbolizava um estilo de via mais leve e mais solto - não necessariamente mais livre, mas essa é outra questão...
O rock já foi contestador, agressivo, oposição e do contra. Sempre foi a contracultura e o outro lado, e, dependendo do ponto de vista, uma ameaça.
O rock surgiu para ofender mas, principalmente, para fazer pensar, exatamente como o "menino Maluquinho' e o personagem "Armandinho", do cartunista e ilustrado catarinense Alexandre Beck, legítimo discípulo e sucessor (um dos) de Ziraldo - assim como Armandinho é uma das possíveis encarnações do 'Menino Maluquinho".
O personagem tem tudo a ver com o rock e os roqueiros, o que nos fez ter orgulho, na maioria das vezes , de ser associado ao personagem. Ziraldo fez parte indissociável de nossas vidas e foi fundamental para a cultura. A vida ficará menos colorida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário