sábado, 20 de abril de 2024

UHO anuncia fim das atividades com caixa de relançamentos

 A banda inglesa UFO encontrou uma forma melancólica de dizer adeus. Sem alarde, e com o lançamento de uma caixa com dois relançamentos de álbuns meio apagados, a instituição britânica de hard rock que brilhou nos anos 70 encerra a sua trajetória de 56 anos 

"Covenant _ Sharks" é um pacite com três CDs, com os dois álbuns dos anos 90 mais um terceiro CD com um show registrado na cidade americana de Buffalo, em 1995, quando o guitarrista alemão Michael Schenker tinha voltado pela primeira vez ao grupo desde a sua partida, em 1979.

Os dois discos de estúdio são de um período em que a banda tentava recuperar alguma relevância depois do furacão grunge, que assolou o mundo no começo dos anos 90.

Schenker voltou ao grupo em uma experiência razoavelmente bem-sueedida no álbum "Walk on Water", de 1995, lançado primeiramente só no Japão - emorou dez anos ara sair em CD no resto do mundo. Era um disco com algumas boas canções, mas que demonstrava que a banda estava meio enferrujada e sem muita inspiração.

Conjunto marcado por constantes trocas de integrantes, surpreendentemente "Covenant", de 2000, e "Sharks", de 2002", contaram com a mesma formação: Schenker nas guitarras, Phil Mogg mos vocais (o único membro original desde a fundação), Pete Way no baixo e o veterano do blues Aysley Dunbar na bateria. Eles aguentaram firma mesmo com as constantes brigas entre Scjenker e Mogg. 

Com versões remasterizadas e remixadas, deve agradar aos colecionadores e mais fanáticos, principalmente pelo terceiro CD com uma apresentação de bom nível e com alguma energia.

Não estava programado, mas o lançamento coincide com o anúncio do fim das atividades da banda feito por Mogg em uma entrevista ao site da revista inglesa Ultimate Classic Rock neste mês e abril. 

“Acho que chegamos a uma conclusão da nossa história. Fizemos a última turnê britânica em 2019, logo antes da ovid. Foi o fim e aconteceu na hora certa", disse o vocalista esquecendo de mencionar que a banda fez alguns shows na Europa entre julho e agosto de 2022 - algum tempo depois, Mogg, hoje com 76 anos, sofreu um ataque cardíaco. 

A última formação tinha ainda, além de Mogg, o guitarrista Vinnie Moore, o baixista Rob De Luca, o tecladista Neil Carter e o baterista Andy Parker, que havia integrado o grupo por város períodos entre 1970 e 1985. Pete Way, que praticamente fundou a banda com Mogg, morreu em 2020, aos 70 anos de idade.

Na mesma entrevista, Mogg revelou que deve lançar um álbum solo até o final d ano. É um fim melancólico para uma grande banda que hoje, infelizmente, ficou conhecida como aquela que "roubou" Micjhael Schenker dos Scorpions em 1972.

P.S.: O UFO agendou uma série de shows na Alemanha em meados de 1972 e desconheciam a existência dos Scorpions, que fariam a abertura de alguns shows. O guitarrista Bernie Marsden (que depois faria parte do Whitesnale e que morreu no ao passado) ficou de viajar depois da banda, mas perdeu o voo no dia do primeiro show. Desesperado, Mogg pediu ajuda aos Scorpions para "emprestar'  o guitarrista solo, Michael Schenker, então com 17 anos e sem saber falar inglês. Com Marsden demitido por telefone, o garoto fez jornada dupla em todos os shows e acabou convidado pelo UFO para se mudar para Londres e ser membro efetivo. Schenker não pensou duas vezes, para a fúria do irmão, o também guitarrista Rudolph. Irascível e beberrão, o alemão ficou no UFO até 1979, quando saiu para voltar brevemente aos Scorpions e engatar, em 1980, uma carreira solo de sucesso entre 1980 e 1988.Voltou ao UFO m 1995, saiu em 2005 e fez breves participações em áçbuns da banda desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário