sábado, 20 de abril de 2024

Mulheres dominam mimifestival punk em São Paulo



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura,anuncia o Festival Mulheres n@ Punk, neste domingo, 21 e abril, no Centro Cultural Tendal da Lapa. O evento traz feira de economia criativa com 60 expositores e ainda shows gratuitos das bandas de punk rock As Mercenárias, Dominatrix, Charlotte Matou um Cara, Ratas Rabiosas e Refugiadas, todas lideradas por mulheres.

Criado nos anos 1980, As Mercenárias é um trio pioneiro de punk rock, hoje formado por Sandra Coutinho, baixista da formação original, ao lado de Michelle Abu (bateria) e Marianne Crestani (guitarra). No elenco, elas devem cantar sucessos como "Me Perco Nesse Tempo" e "Santa
Igreja".

Já Dominatrix é considerada uma precursora no Brasil do Riot Grrrl, movimento punk feminista underground. Formada em 1995, a banda conta com Adriessa Oliveira (baixo), Elisa Gargiulo (guitarra) e Pitchu Ferraz (bateria). As letras do grupo falam sobre igualdade de gêneros e sobre a luta pelos direitos das mulheres.

Para além dos dois trios clássicos do punk, o Festival traz também outras bandas contemporâneas: Charlotte Matou um Cara, formada em 2015 e inspirada pelo movimento Riot Grrrl; a banda paulista de Hardcore/Punk   feminista Ratas Rabiosas; e Refugiadas, formada após a pandemia, em 2021, com influência do punk 77. 

O evento conta ainda com feira de economia criativa, expondo discos, livros, fanzines, camisetas, artesanatos e gastronomia artesanal, entre outros produtos relacionados à cultura punk rock.

Serviço: 

Festival Mulheres no Punk. 
Dia 21, a partir das 14h. 
Centro Cultural Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1100 (próximo ao Terminal Lapa e à estação da Lapa, linha 8 diamante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário