segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Tarja Turunen esbanja eficiência e categoria com seu metal sinfônico em SP

Nelson de Souza Lima - especial para o Combate Rock

Na semana mais quente da história em São Paulo, com termômetros marcando 38ªC, a cidade recebeu a diva do metal, Tarja Turunen, emocionando os fãs que lotaram o Tokio Marine Hall. 

Como não podia ser diferente, a apresentação da finlandesa foi irretocável, pois em nosso país ela se sente muito à vontade, especialmente no palco da zona sul da capital que sempre recebe os shows da vocalista quando vem pra estas bandas de cá do Equador.

A "Living The Dream Tour 2023", organizada pela Top Link Music foi curta com apenas cinco shows na América do Sul: três no Brasil, um no Peru e o último na Colômbia. 

No Brasil, a ex-vocalista do Nightwish se apresentou no Bar Opinião, em Porto Alegre, na sexta-feira (22), no TMH em São Paulo, no sábado (23) e em Limeira, interior de São Paulo no Mirage Eventos, no domingo (24).

Ladeando Tarja para essa tour pela América Latina, os instrumentistas Alex Scholpp (guitarra), Pit Barret (baixo), Julian Barret (guitarra),Guillermo De Medio (teclados) e o brasileiro Alex Menechini (bateria) esbanjaram técnica e talento. 

A abertura ficou por conta dos cariocas da Lumnia, que apesar de ter apenas três anos de carreira mostrou competência mesclando metal moderno, sinfônico e doom, criando atmosferas sombrias aliadas ao instrumental pesado e vocais líricos.

Antes de Tarja os paraenses do Santo Graal também deixaram claro que nós estamos bem servidos no quesito metal sinfônico. Radicados na capital paulista desde 2007 o Santo Graal, também abriu o show da filandesa em 2022, e em mais de duas décadas de trajetória fizeram uma competente apresentação.

Como se sabe Tarja Turunen foi uma das fundadoras do Nightwish no começo dos anos 90. Com a banda lançou trabalhos e músicas emblemáticas até ser chutada pra fora em 2005. Mas a vocalista não se abalou e em mais de quinze anos de voo solo sedimentou sua carreira dentre os grandes nomes do metal sinfônico.

Até agora a filandesa lançou nove discos e a "Living The Dream Tour 2023" priorizou os trabalhos mais pesados nos quais o vocal lírico de Tarja se acomodaram ao metal em arranjos grandiosos e envolventes.

E isso se refletiu na euforia do público que praticamente lotou a casa cantando cada música a plenos pulmões. Por volta das 22h40 as luzes se apagaram, gritos descontrolados.

Quando a banda entrou detonando "Eye of The Storm", do "Best Of: Living The Dream", de 2022, os fãs foram à loucura. Se houvesse o Prêmio Nobel de Carisma e Simpatia a finlandesa seria premiada todos os anos, pois é sorridente, manda corações pra galera e sorri o tempo todo. Agradecia a todo momento os fãs, disse que adora tocar no Brasil e pergunta se querem que ela volte todos os anos.

O setlist contemplou músicas emblemáticas de Tarja como "Demons in You", do álbum "The Shadow Self", de 2016, "Falling Awake", do "What Lies Beneath", de 2010, "Oasis", de "My Winter Storm", de 2007 e "You and I" e "Shadow Play", do disco "I The Raw", de 2019.

Marcaram presença o tenor Thiago Arancam num dueto esplêndido com Tarja em "The Phantom of The Opera", na clássica composição de Andrew Lloyd Webber. O guitarrista do Angra, Rafael Bittencourt marcou presença em "Over The Hills and Far Away", do irlândes Gary Moore, que fechou o show pontualmente à meia-noite e trinta.

Terminada a apresentação a tradicional foto com os fãs e os guitarristas distribuindo palhetas e Tarja dando adeus e muitos sorrisos para os fãs. Para alegria de todos a Top Link Music já programou a volta de Tarja para março de 2024.

Tarja Turunen - Living The Dream Tour 2023

Tokio Marine Hall - 23 de setembro

SETLIST

Eye of the Storm
Demons in You
Falling Awake
Diva
Naiad
Oasis
You and I
Shadow Play
Enough
I Feel Immortal
The Phantom of the Opera
(Andrew Lloyd Webber cover) (with Thiago Arancam as guest vocalist)
I Walk Alone
Victim of Ritual
Encore:
Innocence
Die Alive
Dead Promises
Until My Last Breath
Over the Hills and Far Away - (Gary Moore cover) (with Rafael Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário