terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Eloy Casagrande deixa o Sepultura antes da turnê de despedida

 Em uma prova de resiliência e de uma estrutura maleável e equilibrada, o grupo brasileiro Sepultura inicia a sua turnê de despedida com uma frande mudança, e de última hora: o baterista Eloy Cadagrande, considerado um dos melhores do mundo na área do metal, não faz mais parte da banda.

Em comunicado surpreendente divulgado na manhã desta terça-feira (27), a banda anunciou a saída em termos não muito amistosos, já nomeando um substituto: o americano Greyson Nekrutman. de 21 anos, atualmente na veterana banda Suicidal Tendencies. Ele será o baterista até o fim da turnê, em dezembro de 2025;

O grupo brasileiro já tinha chocado o mercado ao anunciar em dezembro que encerraria as atividades dentro de dois anos em comemoração aos 40 anos de fundação, uma decisão enigmática, já que que era consenso de que o Sepultura ainda tinha bastante tempo de sobra para se manter no auge com a atual formação.

Com a decisão de parar, logo se especulou sobre o destino de Casagrande, na banda desde 2011, e um músico cobiçado por grupos grandes, como o Slipknot. Gente ligada a essa banda realmente cogitou o nome depois que o baterista Jay Weinberg foi demitido.

Casagrande é o mais novo de idade entre os quatro integrantes e aquele que mais opções recebia para seu futuro fora da banda. 

Entretanto, o comunicado da banda deixou claro que a decisão de sair foi do baterista e de forma imediata, ocorrida em reunião no dia 6 de fevereiro, "por conta de ter de assumir outros projetos profissionais". 

O tom do comunicado foi ácido e pouco amistoso, citando os meses de preparação e ensaios para aquela de seria a "a grande turnê do Sepultura dos últimos anos, que envolveria a gravação de um vídeo de show e documentário".

E assim termina, de forma melancólica e triste, a formação mais duradoura do Sepultura: foram quase 13 anos de união entre Casagrande, Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto Jr (baixo) e Derrick Green (vocais), superando até mesmo a clássica, que tinha os irmãos Max (guitarra e vocais) e Iggor Cavalera (bateria), que durou de 1987 a 1996.

Não é uma história tranquila a trajetória do Sepultura, mas a característica que sempre dominou foi a da resiliência e da superação de problemas. A questão não deverá atrapalhar os planos até o encerramento das atividades, mas fica o gosto amargo de desavença naquela que foi a formação mais duradoura.

Veja a nota oficial do Sepultura:

Depois de 2 anos de concepção e muito trabalho, que envolve a banda, os empresários, a equipe de roadies, gravadoras, advogados, promotores locais e agentes de viagem…

Depois de firmar um acordo com a 30e no Brasil e a Cobra Agency no resto do mundo para anunciar uma tour de despedida, anúncio feito no dia 8 de Dezembro de 2023, para celebrar 40 anos de história intitulada ‘Celebrating Life through Death’…

Depois de abrir as vendas dos ingressos e de ter tido uma resposta maravilhosa dos nossos fãs, esgotando várias praças pelo mundo, abrindo novas datas e criando uma expectativa mágica e muito positiva…

Depois dos ensaios marcados e confirmados, de toda a estrutura pronta para encarar os próximos 18 meses de shows e celebrações…

No último dia 6 de Fevereiro, em uma reunião extraordinária, o baterista Eloy Casagrande comunicou à banda e aos empresários que está se desligando do Sepultura pra seguir carreira em outro projeto.

Fomos pegos de surpresa, sem aviso prévio ou qualquer tipo de debate sobre como fazer a transição. A comunicação foi feita e ele se desligou imediatamente da banda, abandonando tudo relacionado ao Sepultura.

A nossa história é feita de desafios e são eles que alimentam nossa criatividade e determinação. Não seria agora, depois de tudo que passamos nesses 40 anos, que iríamos desistir, pelo contrário!

Sendo assim, estamos muito felizes em anunciar o espetacular baterista Greyson Nekrutman, que será o nosso parceiro nas baquetas para honrar o compromisso que temos com a Sepulnation e com todos que fazem parte desta celebração!

Sempre fortes e unidos na energia positiva de respeito e gratidão. Nos vemos na estrada!

Vamos celebrar,
Andreas Kisser, Derrick Green e Paulo Xisto




Nenhum comentário:

Postar um comentário