segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Uma homenagem às mulheres que caem de cabeça no rock pesado

Uma homenagem bacana e necessária às mulheres que fazem heavy metal foi feita pela organização do festival Summer Breeze Brasil, que ocorre em abril deste ano, em São Paulo. 

Ainda que reconheça que haja um desequilíbrio histórico de representatividade de gênero no rock e no metal, que ainda persiste, o texto publicado e divulgado ressalta a presença cada vez maior delas ,algo que o Combate Rock registra com bastante frequência desde a sua criação, em 2010. 

Que o espaço delas seja cada vez maior e mais significativo nos palcos brasileiros e que tenhamos mais Cryptas, Nervosas e Malvadas demolindo as paredes do sexismo, do machismo e do preconceito.

O heavy metal, há muito tempo visto como um bastião da masculinidade, tem testemunhado uma revolução silenciosa e estrondosa. À medida que os riffs poderosos e a percussão intensa ecoam, uma nova narrativa está sendo tecida nos palcos do mundo, uma narrativa onde as mulheres são não apenas participantes, mas líderes inovadoras. 

O festival Summer Breeze Open Air Brasil, previsto para agitar o Memorial da América Latina em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de abril, vem sendo uma vitrine espetacular dessa transformação.

A edição anterior do evento contou com a presença de grupos pioneiros como VIXEN e CRYPTA, além de uma palestra com Simone Simons, da banda EPICA. Este ano, o festival destaca bandas influentes como EPICA, WITHIN TEMPTATION, BATTLE BEAST e LACUNA COIL, cujas vocalistas femininas têm transformado o cenário do metal com potência e emoção.

Simone Simons, do EPICA, se tornou notável pela fusão da música clássica com o metal, enquanto Sharon den Adel, do WITHIN TEMPTATION, encanta com metal sinfônico. Noora Louhimo lidera o BATTLE BEAST com energia reminiscente dos anos 80, e Cristina Scabbia dá ao LACUNA COIL uma identidade única com seu metal gótico.

O poder feminino brasileiro também brilha com as bandas TORTURE SQUAD e NERVOSA. Mayara "Undead" Puertas do TORTURE SQUAD e a formação totalmente feminina do NERVOSA provam que o Brasil é uma voz forte no metal mundial.

Promovendo "Jailbreak", sucessor do aclamado "Perpetual Chaos" (2021), a banda NERVOSA marca a estreia da guitarrista fundadora Prika Amaral como vocalista permanente e apresenta Helena Kotina como segunda guitarrista, além de ter Hel Pyre no baixo e Gabriella Abud na bateria. Mantendo o estilo calcado no thrash e death metal, o novo álbum destacou os singles "Endless Ambition", "Seed of Death" e "Jailbreak".

Enriquecendo ainda mais o line up, artistas como Emilia Moncayo da banda uruguaya MINIPONY, a baixista Becky Baldwin do headliner dinamarquês MERCYFUL FATE e as backing vocals da banda sueca THE NIGHT FLIGHT ORCHESTRA, Åsa Lundman e Anna Brygård, mostram a versatilidade e o alcance das mulheres no gênero no mundo todo. Além disso, uma participação especial da vocalista americana LEATHER LEONE com o TORTURE SQUAD promete um crossover histórico entre o legado e a vanguarda do metal feminino.

A presença de LEATHER LEONE no Summer Breeze Open Air Brasil será um momento especial, pois além de um medley do clássico "For Those Who Dare" do CHASTAIN, ela também colaborará com o TORTURE SQUAD em "Warrior", faixa do mais recente álbum de estúdio, "Devilish", unindo forças em uma performance que certamente capturará a atenção dos fãs. Com uma carreira que atravessa décadas, LEATHER LEONE continua a ser uma força formidável no heavy metal, uma verdadeira embaixadora do poder vocal feminino na música pesada.

Essas artistas não só participam ativamente do desenvolvimento do heavy metal, mas também inspiram uma nova geração a ver o gênero como um espaço inclusivo e inovador. Com cada riff e melodia, elas desafiam estereótipos e superam barreiras, solidificando seu papel vital na música que amam.

O Summer Breeze Open Air Brasil vai além de um mero evento musical; é um testemunho do dinamismo e da diversidade do heavy metal, celebrando as mulheres que têm sido fundamentais na evolução do gênero. Este festival não só homenageia as conquistas femininas, mas também destaca a contínua expansão e renovação do metal, com as mulheres à frente dessa transformação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário