terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Show acústico de Keith Emerson e Greg Lake é relançado dez anos depois

A celebração está sendo discreta, mas certeira ao escolher a forma de homenagem, que foge do padrão. No ano em que o tecladista inglês Keith Emerson completaria 80 anos e seu grande companheiro, o baixista Greg Lake, 77, os espólios dos dois músicos, junto com o da banda que encabeçaram por muitos anos, relança uma pérola de 2014, "Live at Manticore Hall". 

Os dois músicos criaram o Emerson, Lake & Palmer em 1970 e morreram no mesmo ano, 2016  - o tecladista se suicidou aos 71 anos por causa de problemas sérios nas articulações, e o baixista foi vítima de câncer aos 68 anos

O álbum relançado é uma preciosidade porque se trata de uma apresentação acústica apenas com os dois músicos, sem o baterista Carl Palmer, que completava o estrelado trio de rock progressivo. Todos eles tinham encerrado definitivamente a trajetória de Emerson, Lake & Palmer no High Voltage Festival, de 2010, na mesma data em que comemoravam os 50 anos de undação.

O show no Manticore Hall foi intimista, com os dois repassando a carreira toda, incluindo canções das bandas que ambos tiveram antes de se juntarem, como The Nice e King Crimson. A versão de "I Talk to the Wind", do King Crimson, é linda e transmite tamanha paz e delicadeza que mostra coo aquela banda foi gigante.

Os dois falaram bastante com o espectadores e parecia que estavam em um workshop. Lake explicou, meio por cima, que ele e Emerson apenas decidiram se reunir e se divertir, evitando mencionar a ausência de Carl Palmer. 

O problema é que a apresentação acústica e intimista tem a presença de uma bateria, e nenhuma referência ao músico é feita.

Pata quem gosta de rock progressivo, há a falta da grandiosidade iu suntuosidade dos teclados estrondosos de Emerson, mais contido e livre para brincar ao piano. Mesmo assi, é um prazer se deliciar com a roupagem de clássicos de todos os tempos do trio, como parte da maravilhosa "yarkus" ou da improvável "Bitches Crystal".

Greg Lake também ajuda a despertar a nostalgia. Há uma performance muito boa de “Take A Pebble” neste disco. Mesmo em sua juventude, Lake nunca cantou com um grande alcance vocal, e isso o beneficia com o passar dos anos. Ele ainda era capaz de cantar no tom original e não parece estar se esforçando muito para atingir as notas altas. 

A voz e a emoção ainda estão lá. Ouvir “From The Beginning” é um bálsamo e um privilégio, assim como outra grande balada, "Lucky Man", talvez a música mais conhecida de Emerson, Lake & Palmer. Mesmo incompleto e com cara de improviso, esse show é uma raridade e brilhante para quem gosta de boa música.

Lita de músicas

From The Beginning

Introduction

I Talk To The Wind

Bitches Crystal

The Barbarian

Take A Pebble

Tarkus

C’est Le Vie

Pirates

Moog Solo/Lucky Man

By Roy Rahl

Nenhum comentário:

Postar um comentário