Do site Roque Reverso
O clipe da música “Californication” alcançou uma marca importante nesta primeira semana de dezembro de 2022. Sucesso do grupo norte-americano Red Hot Chili Peppers, o vídeo da música superou a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube.
É a primeira música da banda a atingir esse feito, mesmo com o Red Hot possuindo sucessos comerciais que atingiram marcas bem mais expressivas além do videoclipe.
“Californication” pertence ao disco de mesmo nome que foi lançado em 1999. Esse é o álbum mais vendido da história da banda e marcou na época o retorno do guitarrista John Frusciante ao grupo – ele sairia da banda mais tarde novamente, em 2009, e retornaria 10 anos depois para o Red Hot na formação que se mantém até os dias atuais.
Além da faixa-título, o álbum tem como hits, por exemplo, as músicas “Otherside” e “Scar Tissue”.
Como sempre relembra o Roque Reverso, o YouTube surgiu em 2005 e muitas bandas demoraram para criar canais oficiais ou até mesmo colocarem seus vídeos na plataforma. Com isso, é comum os vídeos contarem com bem menos visualizações do que deveriam.
Sem a menor dúvida, o clipe de “Californication” já foi visto muito mais vezes do que a marca alcançada no YouTube, já que a MTV era o grande canal de visualização anteriormente e era uma febre exatamente nos Anos 1980 e Anos 1990.
Além desse detalhe, antes de as bandas apostarem em canais próprios, os fãs postavam os clipes no YouTube. Ainda hoje há grupos que não possuem canais específicos e há clipes com qualidade bem discutível na plataforma.
O Red Hot, por exemplo, teve clipes até mais badalados do que o de “Californication”, mas que não atingiram a mesma marca no YouTube. O clipe de “Give It Away” tem cerca de 85 milhões de visualizações no canal oficial do grupo. O de “Suck My Kiss” tem pouco mais de 26 milhões. E o de “Under the Bridge”, pouco mais de 241 visualizações.
Depois do clipe de “Californication”, o vídeo que tem mais visualizações no canal oficial do grupo é o de “Otherside”, com pouco mais de 663 milhões de visualizações.
Entre as bandas que ultrapassaram a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube estão, por exemplo, o Nirvana, que atingiu tal feito em dezembro de 2019 com o clipe de “Smells Like Teen Spirit”.
Em 2021, dois outros nomes gigantes do rock também ultrapassaram a marca de 1 bilhão de visualizações. O Bon Jovi se juntou ao seleto grupo com o clipe de “It’s My Life” e o Metallica com o vídeo de “Nothing Else Matters”.
O Guns N’ Roses é outra banda, com músicas com esses feitos, como “November Rain” e “Sweet Child O’ Mine” na seleta lista.
Menos badalada, mas com um hit estrondoso nos Anos 90, a banda 4 Non Blondes também já ultrapassou as mais de 1 bilhão de visualizações com o clipe de “What’s Up”.
Mais recentemente, por exemplo, o clipe da música “The Final Countdown”, do grupo sueco Europe, atingiu o mesmo feito importante na primeira quinzena de junho de 2022.
Grupos gigantes do rock e de diferentes décadas, como os Rolling Stones, o U2, o Pearl Jam e o Foo Fighters, ainda não possuem a marca de 1 bilhão de visualizações com clipe algum no YouTube.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
Clipe de 'Californication', do Red Hot Chili Peppers, supera a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário