quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

O epitáfio do King Crimson aparece em trilha sonora de fantástico documentário

Inclassificável e indescritível. Com essas duas palavras na cabeça, um diretor de cinema encarou o desafio de filmar e entrevistar músicos e especialistas para decifrar o enigma King Crimson e tentar identificar como funciona o processo criativo do grupo inglês.

O resultado, como era de se esperar, foi um documentário desafiador e complexo, mas que fez jus aos 53 anos de existência do combo experimental e vanguardista que mistura rock, jazz e muito mais.

O filme de Toby Amies sobre uma das bandas de rock mais duradouras, mas ao mesmo tempo indescritível, fornece uma visão única sobre o processo de trabalho de uma banda diferente e diferenciada em turnê. 

"In the Court of the Crimson King: King Crimson at 50 (Music from the Film Soundtrack and Beyond)" é a trilha sonora estupenda de um filme excelente. Chega neste fim de ano às lojas e nas plataformas de streaming em quatro CDs que abrigam 40 músicas, quase todas em versões ao vivo, incluindo "In the Court of the Crison King" registrada no Rock in Rio 2019 - erroneamente informando que é de 2021.

Além das entrevistas com integrantes atuais e ex-integrantes, o documentário procura extrair as contribuições artísticas e o processo evolutivo de uma turnê extensa e complicada de uma banda igualmente complicada. 

Já a trilha sonora registra pedaços importantes de apresentações realizadas entre 2014 e 2021, bem como músicas da fase áurea, como "The Mincer", gravada em Zurique em 1973. 

O produtor e empresário da band, David Singleton, observou sobre o filme: "Toda a vida está aqui, não apenas música e certamente não apenas rock". 

Robert Fripp, o guitarrista fundador e "dono" do grupo, tenta por diversas vezes descrever que tipo de som seu grupo faz e oferece declarações espantosas, hilárias e instigantes, o que e possível observar em várias das músicas registradas nesta trilha sonora.

Toby Amies, em entrevista ao jornal inglês The Guardian, afirmou que não sabe se conseguiu descrever 9u lassificar o som do King Crimson. "'In the Court of the Crimson King' não é um filme que quer dizer ao público o que pensar, mas apresenta vários pontos de vista diferentes sobre o processo criativo e o que significa acompanhar esta banda mais incomum."

Ele acredita que conseguiu dar a impressão de que "tudo é complicado, mas também de como a experiência do King Crimson é incrivelmente recompensadora, tanto para os músicos quanto para os fãs, e a trilha sonora é a mais completa tradução desse estado de coisas".

O documentário e a trilha sonora em quatro CDs servem como um belo epitáfio de uma das aglomerações mais incríveis do rock e da música pop. Robert Fripp anunciou que o King Crimson havia "passado do som para o silêncio" nas redes sociais após sua data final no Japão em dezembro de 2021. 

É uma clara sinalização de que o grupo chegou ao fim depois de cinco décadas, tornando este lançamento ainda mais comovente como um registro único da formação mais duradoura da banda. 

King Crimson foi uma banda, de certa forma, popular, mas jamais populista; atípica, mas altamente instigadora, experimental e revigorante. Improvável, mas absolutamente genial. 

Os quatro CDs desta trilha são uma excelente porta de entrada para os mais jovens ou para quem não conhece se deliciar com o experimentalismo progressista e vanguardista do King Crimson.

CD1
1. Introductory Bellscape – Live 06-07/11/18 *
2. 21st Century Schizoid Man (edit) – mixed by Steven Wilson 2019
3. Moonchild (including cadenzas) – Live in Philadelphia, 23/09/19 **
4. Cat Food – from Cat Food EP Alt. mix by David Singleton
5. Lizard: i Prince Rupert Awakes Recorded at Wessex Studios, 1970, Keith Tippett piano
ii Bolero iii Dawn Song iv Last Skirmish v Prince Rupertʼs Lament – Live in Rome 23/07/18 * [exc I, prev. rel]
6. The Letters – Live in the studio, Tring, 2018 *
7. Sailorʼs Tale – Live in the studio, Tring, 2018 *
8. Easy Money – Live in Oakland 05/09/19 **
9. Larksʼ Tongues in Aspic Part Two (Fripp) – Alt. mix by Steven Wilson 2012

CD2
1. Fracture – Live in the studio, Tring, 2018 *
2. Fallen Angel – 2009 remaster by Robert Fripp & Simon Heyworth
3. Discipline – Live in the studio, Tring, 2018 *
4. Cadence and Cascade – Live in the studio, Tring, 2018 *
5. The ConstruKction Of Light – Live In Nijmegen, 22/06/19 **
6. Peace – Live in Vienna 01/12/16
7. Matte Kudasai (alt. intro) Recorded at Island Studios, 1981
8. The Mincer – Live in Zurich, 1973, completed at Air Studios, 1974
9. A Scarcity of Miracles – Live in Japan 2015
10. Radical Action Suite – Live in the studio, Tring, 2018 *
Radical Action I / Meltdown / Radical Action II / Level Five
11. Peace a Theme – mixed by Steven Wilson 2022 *

CD3
1. Drumzilla – Live in Los Angeles 06/08/21 *
2. Waiting Man – Live in Frejus 27/08/82
3. Seizure – Live in San Francisco, 01/11/98
4. The Talking Drum – Alt. mix by Steven Wilson 2012
5. Indiscipline – Live in Del Ray Beach 23/07/21 **
6. Exposure – Mixed by Steven Wilson 2021
7. VROOOM – Live in Toronto 20/11/15
8. Coda: Marine 475 -Live in London 01/07/96
9. Darts – 2022 remaster by Marian Hafenstein at Possible Studios, Berlin **
10. Requiem (Extended version) – mixed by Steven Wilson 2013

CD4
1. Walk On: Rio – Live in Rio de Janeiro 06/10/19 *
2. Larksʼ Tongues in Aspic Part One – Live in Stuttgart 16/06/19 ***
3. Breathless – Live in Poland 2018
4. One More Red Nightmare – Live in Sandy 03/08/21 ***
5. Epitaph – Live in Rio de Janeiro 06/10/20 *
6. Frame By Frame – Live in Nashville 27/09/19 ***
7. Pictures of a City – Live in Osaka 02/12/21 ***
8. Red – Live in St. Augustine 24/07/21 ***
9. The Court Of The Crimson King – Live in Rio de Janeiro 06/10/21 *
10. Starless – Live in Tokyo 08/12/21 *

* = Previously unreleased, ** Previously Available via download at DGM Live/Cassette only
release, *** Previously available in a different mix/master at DGM Live. All asterisked material new to CD.

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