segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

No ritmo de Messi: um pouco do rock argentino para embalar a festa

 A festa foi linda, e uma injustiça esportiva foi sanada com a vitória argentina na Copa do Mundo do Catar em 2022, Lionel Messi finalmente ergueu a taça que tanto ambicionava e virou um deus concorrente a Diego Maradona, morto em 2020.

O rock argentino não teve muita repercussão nos últimos anos e não embalou essa conquista importante do futebol sul-americano, já que a cumbia e o reggaeton aparecem no topo da preferência so jovens argentinos na atualidade.

Em homenagem ao triunfo na Copa do Mundo, vamos aqui listar, rapidamente, alguns nomes relevantes do rock argentino para ajudar a embalar a felicidade dos vizinhos por conta de algo que era tão esperado e ansiado.

- Fito Paez - Nome máximo do pop rock portenho, com conexão histórica com Os Paralamas do Sucesso, tem uma carreira longa e consolidada na América Latina e uma sensibilidade aguçada para identificar temas e melodias fantásticas e conectadas ao gosto do público latino. Como instrumentista, é reconhecido como um dos músicos mais influentes deste século na Argentina.

- Aeroblus - Rock clássico com muita influência do blues e sotaque brasileiro com a presença do baterista brasileiro Rolando Castelo Júnior, que é nome fundamental da Patrulha do Espaço. Na verdade, a banda foi formada na zona sul de São Paulo. A lenda argentina da guitarra Pappo e o baixista Alejandro Medina estavam morando no bairro de Campo Limpo, em uma chácara, e convidaram Castelo para algumas jams, e o power trio s formou em 1977. A química foi tão forte que os três resolveram levar o projeto adiante, mudando-se para Buenos Aires, onde gravaram o seu primeiro e único álbum. O único disco lançado pela banda (Aeroblues - 1977), foi um marco do rock dos anos 70.

- Pappo - Como artista solo, Pappo ganhou reconhecimento internacional, embora sua passagem pela Inglaterra tenha sido discreta e não tenha rendido grandes emoções. No entanto, é considerado o melhor guitarrista de rock da história do rock argentino, indo do blues ao heavy metal com facilidade e proficiência. É um dos pioneiros do rock argentino, ao lado de gente como Luis Alberto Spinetta. Morreu em 2005, aos 55 anos, após um grave acident de motocicleta.

- Rata Blanca - Banda que foi uma das mais expressivas do hard rock e heavy metal argentino. Fundada em 1986 pelo guitarrista Walter Giardino, está na estrada até hoje, com alguns hiatos, mas sempre preservando o peso e a qualidade do som. O vocalista Adrian Barilari, que entrou em 1989 e foi e voltou algumas vezes, mantem sólida carreira solo.

- Barilari - Com uma carreira solo consistente e passages brilhantes pelo Rata Blanca, Adrian Barilari mostra competência extrema ao transitar entre blues, o rock e heavy metal. Hoje é um nome fundamental do rock argentino e é um habitual colaborador de bandas brasileiras, como The Giant Void.

- Beto Vasquez Infinity - Guitarrista e produtor, criou o projeto Infinity coo forma de explorar as possibilidades das conexões entre rock e teatro. Com alta qualidade, seus trabalhos se equivalem ao Avantasia, do alemão Tobias Sammet, vocalista do Edguy. Por estar na América do Sul, infelizmente o trabalho é subestimado.

- Attaque 77 - O grande nome punk argentino, é quase tão antigo quanto o Rata Banca. A banda foi fundada em 1987 com influências de Clash e Bad Religion, mas evitou cair na fusão com hardcore. Purista e amplo reconhecimento internacional, manteve a integridade e, ainda hoje, tem o respeito da comunidade internacional por onde toca.

- Café Tacvba - Rivaliza com o Soda Stereo como a banda argentina mais famosa e bem-sucedida do rock. Bem ao estilo da música local, o rock é só a base do som, que incorpora diversas influências que os tornaram astros em países como Chile, Peru, Colômbia e Venezuela, por exemplo. Sua música foi influenciada em grande parte pela música folclórica da população indígena do México, mas também por outras bandas mexicanas e do Estados Unidos.

- Los Fabulosos Cadillacs - Nome forte do pop argentino dos anos 80, começou como uma banda de ska e punk para depois abraçar diversos gêneros musicais. É uma das mais premiadas da América Latina, com inúmeros Grammys latinos no currículo. Mesmo com décadas de carreira, a banda ainda conserva influência de Specials e Madness.

- Luis Alberto Spinetta - Considerado  maior nome do rock argentino, foi um compositor extraordinário e um dos artistas mais politizados do país. Integrou as bandas Pescado Rabioso e Spinetta Jade, entre outras, e teve uma carreira importante como poeta, contista e articulista. Também era bom guitarrista, embora não seja tão conhecido como instrumentista. Oito de seus álbuns foram incluídos na lista dos top 100  elaborado pela edição argentina da revista Rolling Stone ("I Almendra", "Pescado 2", "Kamikaze", "El Jardin de los Presentes", "Almendra II", "La la la con Fito Páez", "Invisible" e "Bajo Belgrano)". Morreu em fevereiro de 2012, aos 62 anos, em razão de um câncer no pulmão.

- Ilia Kuryaki and the Valderramas - Duo formado por filhos de astros do rock local em 1990 - Dante Spinetta, filho de Luis Alberto Spinetta, e Emmanuel Horvilleur, filho de Eduardo Marti. Foram pioneiros em misturar rock, pop, hip hop e funk latino e obtiveram muito sucesso na década de 1990, com sua música sendo bastante requisitada para trilhas de cinema. O nome esdrúxulo da banda mistura um personagem do filme/seriado "O Agente da U.N.C.L.E.", de muito sucesso nos anos 60, e um famoso jogador de futebol colombiano, Valderrama, excelente tecnicamente e conhecido por ostentar grande cabeleira.

- Soda Stereo - Banda criada em 1982 que se tornou o maior fenômeno pop do país, tornando-se o nome mais conhecido do rock argentino no exterior por muito tempo. Foi recordista de vendas em quase todos os países da América Latina, além de vender bastante na Espanha. Uma de suas principais músicas, "De música ligera" foi eleita uma das melhores de todos os tempos do rock latino- e ganhou uma versão do Capital Inicial, com o nome "À Sua Maneira".

- Gustavo Cerati - Vocalista da banda Soda Stereo, seguiu carreira solo após o fim da banda em 1997 - houve uma breve turnê comemorativa da banda anos depois. É considerado um dos músicos mais influentes do rock latino-americano. Durante uma apresentação em Caracas, na Venezuela, sofreu um forte AVC, ficando em coma durante quatro anos. Morreu em 2014.

- Charly Garcia - Outro gigante do rock argentino, é cantor, tecladista, compositor e ótimo letrista. Foi durante muito tempo colaborador dos Paralamas do Sucesso.

- Los Espiritus - Não é uma banda nova, mas ganhou mais destaque a partir de 2015 fazendo um som calcado no blues, mas com bastante energia e resvalando na psicodelia. É um sexteto formado por músicos de alta qualidade, com um trabalho de guitarras bastante elogiado. em algumas músicas, guarda algumas semelhanças com os brasileiros Boogarins.

- Eruca Sativa - Power trio poderoso que flerta com o hard rock, stoner rock e com o pop. É formada por duas mulheres, Lula Bertoldi nas vozes e guitarras (irmã de Marilina Bertoldi, que tem sólida carreira solo como cantora pop), Brenda Martin nos baixos e um homem, Gabriel Pedernera, na bateria.

- Él Mató a un Policía Motorizado - Quinteto punk que ganhou notoriedade nos últimos anos pela fúria e por forte crítica social. ,Combina punk e noise rock com competência e apostando bastante em guitarras distorcidas e muitas vezes mais pesadas do que o normal, esbarrando no hardcore.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário